Secretaria Nacional de Segurança qualificará guardas de 12 municípios de PE
Ana Luiza Melo | Publicado em 03/12/2025, às 09h08 - Atualizado às 09h32
Ministério da Justiça e Segurança Pública focará em municípios que possuem um efetivo de Guarda Municipal igual ou superior a 100 agentes. - Foto: Lins Andrade
COMPARTILHE:
Ler resumo da notícia
Objetivo Central: Fortalecer a gestão e a atuação das guardas municipais em todo o país, implementando uma "segurança cidadã".
Início em PE: O primeiro seminário do programa em Pernambuco foi sediado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) em 26 de novembro, contando com a presença do Secretário Nacional, Mario Sarrubbo.
Critério Inicial: Nesta primeira fase, o foco é em municípios com um efetivo de Guarda Municipal de 100 agentes ou mais.
Com foco no fortalecimento das forças de segurança municipais, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, iniciou o processo de qualificação dos guardas municipais em 12 municípios de Pernambuco.
Quer receber no celular as notícias de Política e Economia do Jamildo.com? Acesse nosso canal do Whatsapp!
Objetivo e Abrangência do Programa
O evento aprofundou as ações do Programa, que foi lançado pelo Ministério em outubro com o objetivo central de fortalecer a gestão e a atuação das guardas municipais em todo o país.
12 municípios pernambucanos participaram desta primeira etapa.
A programação incluiu apresentações técnicas sobre:
Fortalecimento das guardas municipais.
Capacitação e uso diferenciado de força.
Saúde mental dos agentes.
Prevenção à violência e integração de informações.
A Importância dos Municípios
O Secretário Nacional, Mario Sarrubbo, destacou o papel fundamental dos municípios na segurança pública.
"A segurança pública é hoje uma das principais preocupações do país, e os municípios têm papel essencial nesse processo. O fortalecimento da gestão das guardas municipais é fundamental para implementar uma segurança cidadã prevista na Constituição e para que a população recupere a sensação de segurança. O papel dos municípios e de suas guardas é central nesse esforço", declarou Sarrubbo.
Diego Andrade, prefeito de Camaragibe e Mário Sarrubo, da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Foto: Lins Andrade
Representando o presidente da Amupe, o prefeito e diretor da Associação, Diego Cabral, de Camaragibe, ressaltou o apoio da entidade.
"A Amupe participa, ao lado dos municípios, na contribuição para qualificar a atuação das guardas municipais e ampliar a cooperação entre os entes," afirmou Cabral, garantindo que os gestores municipais estão à disposição para o trabalho conjunto.
Cidades com 100 ou mais guardas municipais serão contemplados com qualificação da Secretaria Nacional de Segurança. Foto: lins Andrade
Neste primeiro momento, o Ministério da Justiça e Segurança Pública focará em municípios que possuem um efetivo de Guarda Municipal igual ou superior a 100 agentes. De acordo com a Amupe, posteriormente, mais municípios serão contemplados com novas iniciativas.
Os 12 municípios de Pernambuco contemplados com as ações de qualificação são:
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa
Política de Privacidade e, ao continuar
navegando, você concorda com essas condições.