Clara Nilo | Publicado em 02/10/2025, às 10h56 - Atualizado às 11h13
A governadora Raquel Lyra (PSD) comandou, na última quarta-feira (1º), a aula inaugural da segunda turma de aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros de Pernambuco. O curso reúne 322 novos alunos, sendo 266 homens e 56 mulheres, que passarão por oito meses de preparação antes de reforçar o efetivo da corporação.
Durante o evento, Lyra também destacou os resultados do programa Juntos pela Segurança, que tem previsão de colocar 7 mil novos policiais nas ruas até o primeiro semestre de 2026.
Segundo dados preliminares da Secretaria de Defesa Social (SDS), setembro de 2025 registrou 226 Mortes Violentas Intencionais (MVIs), 35 a menos que no mesmo mês do ano passado, uma queda de 13,4%. Já os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) caíram 23%, passando de 3.524 ocorrências em 2024 para 2.721 em 2025.
“O Juntos pela Segurança tem garantido os maiores investimentos em segurança da nossa história. Os resultados estão aí: Pernambuco alcançou 17 meses consecutivos de redução nos homicídios e tivemos o segundo melhor setembro da série histórica”, afirmou a governadora.
O Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP) soma 1.248 horas/aula e inclui disciplinas como combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, salvamento terrestre e aquático, além de reforçar valores como hierarquia, disciplina e ética. Após a formação, os bombeiros serão distribuídos em grupamentos da Região Metropolitana para estágio operacional.
“O Corpo de Bombeiros é uma instituição admirada, a presença dela significa uma vida a salvar, um patrimônio a preservar”, disse o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
Já o comandante da corporação, coronel Francisco Cantarelli, afirmou que o reforço representa "não apenas um reforço para a nossa tropa, mas também uma revitalização de nossa atividade, de nossos grupamentos e do desenvolvimento de todas as ações de salvamento".
João Campos termina conexão física entre dois lados da Ponte do Arruda
Após anunciar restaurante na Conde da Boa Vista, Raquel também planeja restaurante em Olinda
Raquel Lyra altera folga de servidores estaduais em outubro