Cynara Maíra | Publicado em 21/01/2025, às 11h33
Durante a reunião semanal do Juntos pela Segurança na segunda-feira (20), a governadora Raquel Lyra (PSDB) formalizou a ordem de serviço para construção do Complexo de Polícia Científica de Caruaru e um Termo de Cooperação Técnica com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A reunião contou com a presença de diversas autoridades estaduais, como o desembargador Mauro Alencar, o procurador-geral de Justiça do MPPE, José Paulo Xavier, o defensor público-geral do Estado, Henrique Seixas, e representantes das forças de segurança e do governo estadual.
Paralisado desde 2013, o projeto do complexo terá até 420 dias para ser concluído (14 meses).
O objetivo é construir uma estrutura que abrigue o Instituto de Criminalística (IC), Instituto Médico Legal (IML) e Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) da cidade.
Com a implementação, o processo investigativo de exames balísticos e de toxicologia poderiam ser feitos diretamente do Agreste, sem precisar enviar para o Recife.
“O Complexo de Polícia Científica de Caruaru é um marco para descentralizar os serviços periciais e aumentar a eficiência das investigações no interior do Estado”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
Após o comunicado referente ao empreendimento, Raquel assinou o Acordo de Cooperação Técnica estabelecido com a PRF para viabilizar o intercâmbio de informações e sistemas entre as entidades estaduais e federais.
Com essa atualização as câmeras de monitoramento pernambucanas serão conectadas ao sistema Alerta Brasil, utilizado pela Polícia Rodoviária Federal para controle de automóveis.
De acordo com o chefe da PRF em Pernambuco, Alexandre Rodrigues da Silva, a partilha de informações instantâneas promoverá uma melhora na eficiência das ações conjuntas com as entidades federais, tanto no enfrentamento ao crime quanto na proteção das estradas do estado.
Raquel Lyra lança licitação para construção de creches e anuncia seleção simplificada para Educação Inclusiva
Luana Piovani pede cobrança para Raquel Lyra e Lula após Sari Corte Real processá-la
Prazo para pagamento do DAS-MEI termina nesta segunda (20); valor aumentará a partir de fevereiro