Prefeitura do Recife finaliza licitação de munição para Guarda Municipal

Jamildo Melo | Publicado em 09/01/2026, às 08h06 - Atualizado às 08h22

João Campos autorizou em 2025 o uso de armas por parte da guarda municipal - Edson Holanda/Prefeitura do Recife
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

Sem alarde, a Prefeitura da Cidade do Recife concluiu a licitação para aquisição de munição para a Guarda Municipal do Recife. O site Jamildo.com tinha revelado a licitação, em primeira mão, em novembro de 2025.

A licitação aberta previa o preço máximo de R$ 434.060,50.

Com a disputa entre as empresas interessadas na licitação, o preço final de compra foi reduzido para R$ 371.650,00.

A vencedora da licitação foi a empresa privada Companhia Brasileira de Cartuchos.

Estava sendo comprado "munições calibre .380 ACP". As munições calibre .380 ACP são munições de arma de fogo, usadas em pistolas, e têm potencial letal.

As munições serão destinadas para "emprego operacional e ao treinamento da Guarda Civil Municipal".

A capital pernambucana é a única capital do Nordeste sem uma Guarda Municipal armada, depois de anos de resistência aberta e pública do PSB em relação ao tema, que ganhou mais força ainda com a campanha armamentista do governo Bolsonaro e aliados de farda.

O prefeito João Campos havia prometido o armamento durante sua campanha em 2024, depois de uma ampla campanha da oposição acusando a gestão de não colaborar com a medida.

"Eu não acho que arma é a grande solução para segurança, não. Tanto é que a gente vai fazer isso de forma pontual e gradual com sistemas de controle, implantando o bodycam, sistemas de treinamento. Então, o primeiro passo é o treinamento para os guardas que vão passar a ter, que começaram pelo GTO, que é o Grupo Tático Operacional da guarda", esclareceu o prefeito, em agosto de 2024.

Além do treinamento, outras etapas do processo incluem a criação de uma Corregedoria e Ouvidoria da Guarda Municipal, avaliações psicológicas para os agentes e treinamento especializado, antes de pegarem em armas.

Em recente decisão revelada pelo Jamildo.com, o Supremo Tribunal Federal (STF) garantiu aos agentes municipais armados o direito de realizar policiamento ostensivo e comunitário. Na RMR, Paulista é uma das cidades que se prepara para armar a guarda. Olinda já tem, Cabo também e Jaboatão dos Guararapes.

João Campos Recife guarda municipal

Leia também

Jaboatão dos Guararapes assina decreto de armamento para Guarda Municipal


João Campos promete Guarda do Recife armada até março de 2026


Guarda municipal: Amupe sedia 1º seminário do programa Município Mais Seguro em Pernambuco