Governo do Estado comemora quinto mês consecutivo na redução de homicídios

Yan Lucca | Publicado em 08/10/2024, às 13h12

Confira detalhes do índices apresentados pela SDS - Miva Filho / Secom
COMPARTILHE:

Os dados foram apresentados durante a reunião de monitoramento do programa Juntos pela Segurança, realizada na noite de segunda-feira (7), na Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), no Recife. Pernambuco registrou, pelo quinto mês consecutivo, uma redução no número de Mortes Violentas Intencionais (MVIs).

Em setembro de 2024, o Estado teve uma queda de 19,3% nos homicídios em comparação com o mesmo período de 2023, passando de 321 para 259 casos. Além disso, o mês alcançou o menor índice de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs) dos últimos dez anos.

"Setembro foi mais um mês com resultados positivos, demonstrando o comprometimento das forças de segurança em intensificar as ações de prevenção e combate ao crime pactuadas no programa Juntos pela Segurança. Mesmo com esses resultados, continuaremos focados em estratégias para garantir a proteção e a paz social para todos os pernambucanos”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) indicam que os homicídios já haviam caído em 10,3% em agosto, 12,6% em julho, 6,7% em junho e 11,6% em maio, sempre comparados aos mesmos meses de 2023. O secretário da SDS,

Alessandro Carvalho, titular da pasta de segurança pública, destacou o trabalho das forças de segurança no combate ao crime. O mês de setembro também registrou 3.421 casos de CVPs, sendo o menor número para o período em uma década. O Sertão pernambucano liderou a redução, com uma queda de 22,5% nas ocorrências, seguido pelo Agreste, com 19,3%.

Participaram da reunião diversas autoridades, como os secretários Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional), Fernando Holanda (Assessoria Especial e Relações Internacionais) e Paulo Paes (Administração Penitenciária e Ressocialização), além do comandante da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Ivanildo Torres, do chefe da Polícia Civil, delegado Renato Leite, do gerente-geral de Polícia Científica, Fernando Benevides, e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Francisco Cantarelli.

Veja o balanço da SDS:

governo do Estado Raquel Lyra Segurança Pública SDS

Leia também

Mudança do STJ aumenta tarifas de água para condomínios, mesmo sem consumo


Um balanço das eleições de Pernambuco em 2024: um prognóstico para 2026


Entidades de classe citicam proposta do Ministério da Justiça para conter letalidade policial