Deputados estaduais criticam possível transferência do 20º Batalhão da Polícia Militar de São Lourenço da Mata para Camaragibe

Clara Nilo | Publicado em 23/04/2025, às 14h12 - Atualizado às 15h14

- Foto: Divulgação
COMPARTILHE:

Nesta terça-feira (22), na reunião plenária da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), diferentes deputados estaduais se manifestaram sobre a possibilidade do Governo do Estado transferir o 20º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Pernambuco do município de São Lourenço da Mata para Camaragibe. 

Ambos são na Região Metropolitana do Recife, porém, como reforçou o presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), São Lourenço da Mata não dispõe de delegacias da mulher ou unidades com plantão 24 horas. Dessa forma, segundo ele, retirar o Batalhão que presta serviços ao município há mais de 20 anos, seria um erro. 

De acordo com o presidente, a atitude mais lógica seria criar uma nova unidade em Camaragibe e não desmontar a existente.

“Encerrar as atividades de um batalhão já consolidado num município para levá-lo a outro sem comunicado, explicação ou preparação prévia é uma decisão que tem causado estranheza, ainda mais quando os dois municípios carecem de mais segurança”, expressou o político. 

Ele afirmou "acreditar na sensatez da governadora" e completou: “Pernambuco precisa de mais batalhões, polícias bem preparadas e equipadas, investimentos efetivos e liderança para promover a segurança que a população espera".

A Delegada Gleide Ângelo (PSB) também se mostrou descontente com a possível mudança e ainda reforçou os altos índices de violência dos dois municípios. 

“Qualquer pessoa que entenda o mínimo de segurança pública sabe que não se fecha nem delegacia e nem batalhão, principalmente quando se trata de um município violento, de 116 mil habitantes e que não tem uma delegacia 24 horas, que não tem Corpo de Bombeiros e que não tem uma delegacia da mulher”, denunciou a deputada.

alepe governo de pernambuco Polícia Militar

Leia também

Raquel Lyra contrata reforma do Clube de Mães de Fernando de Noronha


Candidato do peito de João Campos vira fiel escudeiro contra nova oposição


Câmara do Recife aprova Projeto de Lei que propõe auxílio emergêncial aos permissionários do Mercado da Madalena