Simepe e médicos do Estado de Pernambuco iniciam mobilização por melhorias sociais e trabalhistas

Da Redação | Publicado em 11/11/2024, às 12h42

Em votação online, médicos votam por mudanças salariais e trabalhistas - Reprodução
COMPARTILHE:

Em uma Assembleia Geral virtual, o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e os médicos celetistas do Estado deram início a um movimento por melhores condições de trabalho e valorização profissional, que será apresentada para o Sindicato dos Hospitais de Pernambuco (Sindhospe). 

Médicos reivindicam mudanças

O encontro contou com a participação de lideranças sindicais, como a vice-presidente Carol Tabosa, e diretores Rodrigo Rosas, Robson Miranda, Carlos Eduardo Cunha, Jamilly Leite, Sylvio Vasconcelos, José Tenóri, Malu David, Lilian Parra e Adilson Morato. O advogado da Defensoria Médica do sindicato, Ricardo Santos, também esteve presente.

Entre as principais reivindicações estão o reajuste salarial, incluindo melhorias nos valores pagos para plantões em feriados, horas extras, regime de sobreaviso e adicional noturno. Os profissionais também pleiteiam a incorporação de gratificações de plantão aos vencimentos.

"O diálogo é o fator crucial para melhorar o exercício profissional do médico e é isso que nós como sindicato buscamos sempre. Todas as demandas serão discutidas em conjunto para melhor entendimento, união e enfrentamento em prol das melhorias necessárias", afirmou Carol Tabosa.

Uma nova assembleia foi agendada para o dia 3 de dezembro, às 19h, novamente em formato on-line. O movimento permanece em estado de assembleia permanente, sinalizando a continuidade das negociações até que as demandas sejam atendidas pelas instituições de saúde. 

Conquistas do Simepe 

Algumas das mobilizações do Simepe já surtiram efeito, ainda em setembro. O sindicato negociou com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) a ampliação de equipe médicas em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em áreas do Recife.

O processo de negociação também gerou a inserção de uma nova ambulância para cada uma das quatro unidades contempladas pela conciliação com o Governo do Estado. 

A celebração de conquistas da categoria também foi motivo de celebração em outubro, Mês do Médico, quando o Simepe realizou uma festa no Classic Hall, chamada de Festa do Médico.

Simepe Médicos

Leia também

Em evento da Amupe, Caixa anunciará recursos para prefeitos investirem em infraestrutura


Mais de 170 prefeitos participam do evento de novos gestores da Amupe


Bancada do PSB sai em defesa da reeleição de Gustavo Gouveia na Alepe