Recife realiza 1.280 mamografias gratuitas no mês de fevereiro para mulheres de 50 a 74 anos

Otávio Gaudêncio | Publicado em 03/02/2026, às 07h26 - Atualizado às 08h24

O diagnóstico precoce auxilia no combate ao câncer - Ikamahã/Sesau
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde, disponibilizará 1.280 vagas no Mamógrafo Móvel neste mês de fevereiro. Serão 16 pontos de coleta de exames distribuídos em oito Distritos Sanitários.

Os veículos onde os exames vão ser feitos, ficarão em locais como unidades de saúde, comunidades e parques. 

Ao todo, 80 mulheres ou homens trans entre 50 e 74 anos serão atendidos por dia, sendo metade pela manhã, das 8h às 12h, e o restante à tarde, das 13h às 17h. 

A Prefeitura do Recife reforça que, conforme as diretrizes nacionais, pessoas que estejam fora da faixa etária prioritária para a identificação e o rastreamento do câncer podem fazer o exame mediante indicação clínica. 

A coordenadora da política de Saúde da Mulher do Recife, Daianny de Paula, reforça a importância de aproveitar a ação. “A mamografia é um exame essencial para a detecção precoce do câncer de mama. Quando conseguimos aproximar esse cuidado, aumentamos as chances de diagnóstico oportuno e tratamento mais eficaz. Queremos que cada mulher aproveite essa última ação do ano e coloque sua saúde em primeiro lugar”, destaca.

Para realizar o exame gratuito, é necessário ir a um dos locais com documento com foto e comprovante de residência do Recife. Não há necessidade de agendamento. 

O resultado ficará disponível em até 30 dias, no local em que a mamografia foi realizada ou na unidade de saúde mais próxima, caso o exame tenha sido feito em um posto volante. 

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Com o diagnóstico precoce, o médico pode dar o encaminhamento do tratamento mais rápido para a paciente. 

 

João Campos Recife Prefeitura do Recife

Leia também

Raquel aumenta valor do bônus-livro na Secretaria Estadual de Educação


“Não decide nem julga, mas, se bem utilizada, ajuda a produzir mais e melhor”, afirma novo presidente do TJPE sobre IA


Pernambuco registra maior volume de investimento em 11 anos e entra no "Top 10" nacional