Raquel Lyra entrega obra que moderniza armazenamento e distribuição de vacinas no Estado

Plantão Jamildo.com | Publicado em 25/06/2026, às 15h26

Raquel Lyra entrega nova central de vacinas e dobra capacidade de armazenamento em Pernambuco - Foto: Yacy Ribeiro/Secom
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

A governadora Raquel Lyra (PSD) entregou nesta quinta-feira (25) a requalificação e ampliação da Central Estadual da Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), unidade responsável pelo armazenamento e distribuição de vacinas para os 184 municípios pernambucanos e o arquipélago de Fernando de Noronha.

A obra recebeu investimento superior a R$ 6,1 milhões e permitiu dobrar a capacidade de armazenamento de imunizantes da estrutura. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a agenda.

A Central da Rede de Frio é o principal equipamento da rede estadual voltado à conservação e logística de vacinas recebidas do Ministério da Saúde. A partir da unidade, os imunizantes são encaminhados para as Gerências Regionais de Saúde (Geres) e, posteriormente, distribuídos aos municípios pernambucanos.

Durante a entrega, Raquel Lyra afirmou que a reforma foi necessária para adequar a estrutura às demandas da política de imunização do Estado.

Desde 2023, estamos trabalhando de maneira incansável. Não encontramos condições fáceis de trabalho, não encontramos projetos, só encontramos uma rede sucateada. A partir dessa reforma, conseguimos dobrar nossa capacidade de armazenamento de vacinas. O que tínhamos aqui era um lugar totalmente abandonado e insalubre para armazenar os insumos. Agora é um espaço novo, totalmente reformado, para garantir uma cobertura vacinal completa para todo cidadão pernambucano”, declarou.

Entre as intervenções realizadas estão a construção de uma nova câmara de resfriamento para conservação de vacinas, a modernização das áreas administrativas e a adequação dos ambientes operacionais. A estrutura também passou a contar com espaços voltados à capacitação de profissionais da área da saúde.

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou que a ampliação da unidade permite ao Estado receber e armazenar integralmente os lotes enviados pelo governo federal, além de oferecer melhores condições de trabalho aos servidores.

Antes, se o Ministério da Saúde quisesse mandar todas as nossas vacinas, a gente não tinha como receber, porque não tinha onde armazenar. Hoje tem. É uma estrutura que está toda dentro da norma, com auditório para fazer capacitação e treinamento dos profissionais de saúde, o que antes não existia. Uma estrutura também com dignidade para os trabalhadores que atuam aqui”, afirmou.

A superintendente estadual de Imunizações, Magda Costa, ressaltou que a nova configuração da Central reduz riscos operacionais e atende às exigências técnicas para armazenamento de insumos e vacinas.

A reestruturação foi um divisor de águas, porque nossa estrutura antes era bem vulnerável. Tínhamos uma precariedade no armazenamento de seringas, com o risco da entrada de animais, pragas e até de molhar os materiais. Agora temos todo um cuidado, de acordo com as adequações que as normas técnicas do Ministério da Saúde exigem, trazendo a garantia da qualidade do armazenamento e a segurança, tanto para os trabalhadores quanto para o consumo seguro da população”, disse.

Presente na cerimônia, a deputada estadual Socorro Pimentel (PSD) também comentou a entrega do equipamento. “Mais um equipamento entregue, ampliado e reformado. Isso mostra o compromisso da gestão com a saúde pública do nosso Estado”, afirmou.

Raquel Lyra Vacinação

Leia também

Sem encontro presencial, Raquel afirma que falou com Caiado por telefone


Raquel Lyra decreta horário reduzido pra o próximo jogo do Brasil na Copa do Mundo


Alepe inaugura sala permanente de vacinação em meio a alerta de Influenza A em Pernambuco