Jamildo Melo | Publicado em 12/08/2025, às 12h01 - Atualizado às 12h18
Pernambuco vai ganhar um reforço de peso na saúde pública. Ao todo, 178 municípios serão beneficiados com 607 combos de equipamentos para modernizar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
O investimento, que faz parte do PAC Saúde 2025, soma R$ 113,7 milhões destinados exclusivamente ao estado e deve melhorar o atendimento de 9,4 milhões de pernambucanos.
A entrega integra uma estratégia nacional coordenada pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), que prevê a compra de 180 mil equipamentos para mais de 5 mil cidades brasileiras.
A licitação foi publicada no Diário Oficial da União no dia 4 de agosto e terá abertura das propostas em 18 de agosto, no portal de Compras do Governo Federal.
Cada combo vai trazer 18 itens estratégicos para ampliar a capacidade das UBSs. Entre eles: ultrassom portátil, desfibrilador, retinógrafo, kits para Telessaúde, além de equipamentos para fisioterapia, diagnóstico e conservação de vacinas.
A previsão é que as entregas comecem em novembro de 2025.
Segundo a secretária de Atenção Primária à Saúde, Ana Luiza Caldas, o investimento é parte do maior pacote já realizado para modernizar UBSs no Brasil.
“Nosso objetivo é ampliar o acesso e melhorar a resolutividade do cuidado, garantindo um SUS mais moderno e próximo das pessoas”, explica.
A diretora de Atenção Integral à Saúde da AgSUS, Luciana Maciel, diz que a medida vai reduzir filas e evitar encaminhamentos desnecessários para serviços mais complexos, tornando o atendimento mais rápido e humanizado.
Essa iniciativa chega junto à visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Pernambuco, marcada para esta quinta e sexta-feira, quando ele vai destacar o Programa Agora Tem Especialistas e inaugurar oficialmente a nova fábrica da Hemobrás em Goiana. Um pacote que coloca a saúde pública no centro das atenções no estado, conforme antecipou o site Jamildo.com.
Lula passará pelo Recife e Goiana durante agenda em Pernambuco nesta semana; confira
Janja visita Itapissuma para conhecer trabalho de pescadoras marisqueiras
Lula retorna a Pernambuco com agenda na área da saúde, Transnordestina deve ficar para depois