Evento em Neurologia debate 30 anos de avanços e desafios no tratamento do AVC em PE

Ana Luiza Melo | Publicado em 28/11/2025, às 13h21

A programação científica contou com apresentações que contextualizaram tanto a atuação local quanto a política estadual. - Foot; Divulgação
COMPARTILHE:

O Serviço de Neurologia do Hospital da Restauração (HR) realizou, no dia 27 de novembro, o encontro Fronteiras em Neurologia 2025 – Edição Vascular.

O evento reuniu especialistas para debater o tema “30 anos de avanços no tratamento agudo do AVC: onde estamos e para onde vamos?”, promovendo uma discussão sobre os progressos, desafios e perspectivas no cuidado ao paciente com Acidente Vascular Cerebral (AVC) em Pernambuco.

O debate aconteceu no auditório da Associação Médica de Pernambuco (AMPE).

A programação científica contou com apresentações que contextualizaram tanto a atuação local quanto a política estadual.

O evento, que contou com a abertura e coordenação de Marcílio Oliveira Filho, também Secretário geral do Simepe, reuniu representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e de entidades médicas.

Marcelo Ataíde abordou os avanços no tratamento de fase aguda do AVC no próprio Hospital da Restauração.

Américo Danúzio, por sua vez, apresentou o modelo de Serra Talhada – Cidade Angels, destacando a experiência de interiorização da assistência.

A política pública foi o foco da discussão de Ana Dolores Firmino, que detalhou o cenário estadual e os novos desafios para o cuidado ao paciente com AVC.

A neurologista Gisele Sampaio contribuiu com reflexões sobre os 30 anos do estudo NINDS, um marco na utilização da trombólise, e as novas perspectivas que se abrem para a área.

De acordo com a organização do evento, a iniciativa de realizar o "Fronteiras em Neurologia" reforça o movimento contínuo em Pernambuco para aprimorar e ampliar o acesso ao tratamento do AVC na fase aguda, considerado a principal causa de morte e incapacidade no Brasil.

O debate sobre a qualificação da assistência e o fortalecimento da capilaridade da rede de tratamento reflete a necessidade de otimizar os recursos públicos para esta condição neurológica de alto impacto.

Simepe Saúde Pública AVC

Leia também

Como anunciamos com exclusividade, Lula vem a Pernambuco próxima semana


Aliado de Raquel Lyra endossa Rosa Amorim à Câmara dos Deputados em nova aproximação com o PT


Raquel Lyra planeja turbinar irrigação no sertão, depois de encaminhar água para consumo humano