Entidade médica promove ação de conscientização sobre saúde vascular no Dona Lindu

Plantão Jamildo.com | Publicado em 20/08/2025, às 15h04 - Atualizado às 15h30

SBACV-PE promove ação de conscientização sobre saúde vascular - DIVULGAÇÃO
COMPARTILHE:

Em todo o Brasil, o mês de Agosto é marcado pelas cores Azul e Vermelho, em alusão à campanha nacional de conscientização sobre a saúde das veias e artérias.

Neste sentido, para reforçar a importância da prevenção e do cuidado com a saúde vascular, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Regional Pernambuco (SBACV-PE) promove, no dia 23 de agosto, uma ação especial aberta ao público no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Recife.

A iniciativa terá início às 15h e contará com atividades educativas e orientações médicas voltadas para a prevenção de doenças vasculares, como varizes, trombose venosa profunda e aneurismas.

A proposta é aproximar a população do tema, levando informação acessível e reforçando a importância de hábitos saudáveis para a saúde das veias e artérias.

Em informe ao site Jamildo.com, a SBACV-PE reforça que o objetivo é alertar a população sobre os fatores de risco, incentivar a busca por diagnóstico precoce e estimular práticas de vida saudável, fundamentais para reduzir a incidência de doenças vasculares.

A ação integra a programação nacional da campanha Agosto Azul e Vermelho, que mobiliza médicos especialistas em todo o país na luta contra as doenças vasculares.

Mortes por Doenças Cardiovasculares

Estimativa anual: Aproximadamente 400 mil mortes por ano são atribuídas a doenças cardiovasculares no Brasil. Esses dados são da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e confirmados por outras fontes como a Agência Brasil. Isso equivale a cerca de 1.100 mortes por dia, ou aproximadamente 46 mortes por hora.

Por aqui, o dado mais recente e concreto disponível é do ano de 2019, quando Pernambuco registrou 17.876 mortes por doenças do aparelho circulatório, correspondendo a uma taxa de 187,04 por 100 000 habitantes.

Ainda que mais distante (2017), outro indicador relevante é que doenças circulatórias respondiam por 29% das mortes no estado, com 5.500 casos relacionados a infarto, segundo o SIMEPE.

Pernambuco Angiologia Cardiologia

Leia também

Um olhar jurídico e de governança sobre a gestão inteligente na saúde


Aplicativo Plantão.AI promete acabar com dor dos hospitais com plantões médicos


Ipojuca lança programa “Olhar para o Futuro” voltado para saúde ocular de alunos da rede pública