Clara Nilo | Publicado em 13/10/2025, às 14h24 - Atualizado às 14h55
O Governo do Brasil deu início, na última sexta-feira (10), em Garanhuns, aos atendimentos especializados da Carreta da Saúde da Mulher, dentro do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde.
A ação integra a mobilização nacional do Outubro Rosa, com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Ao longo do mês, cerca de 1,5 mil mulheres da rede pública, previamente agendadas, serão atendidas, com a oferta de aproximadamente 4,6 mil procedimentos, entre consultas, exames e biópsias.
A unidade móvel instalada em Garanhuns é uma das 28 carretas que, neste mês, circularão em 21 estados e no Distrito Federal, oferecendo mais de 130 mil procedimentos em áreas com baixa oferta de serviços especializados.
As carretas contam com infraestrutura completa, incluindo consultórios climatizados, sala de procedimentos e acolhimento. Entre os serviços disponíveis estão:
Mamografia e ultrassonografia mamária
Punção e biópsias de mama
Exames para diagnóstico de câncer de colo do útero (como colposcopia)
Ultrassonografia transvaginal e pélvica
“Essa é a maior mobilização em defesa da saúde pública desde a pandemia. As carretas levam cuidado especializado até os lugares mais remotos do país, começando com as mulheres, prioridade da nossa gestão”, destacou o ministro em exercício e secretário-executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda.
O superintendente do Ministério da Saúde em Pernambuco, Rosano Carvalho, celebrou o início dessa etapa no estado.
“Trazer a Carreta da Saúde da Mulher para Garanhuns, terra do presidente Lula, é garantir acesso, reduzir filas e aproximar o cuidado especializado da população”, afirmou ele.
Com investimento de R$ 18,9 milhões apenas para o Outubro Rosa, o programa busca reduzir as desigualdades no acesso à saúde especializada.
Com maior presença de influencers e autores nacionais, Bienal de Pernambuco encerra com recorde de publico
Requalificação da Praça do Arsenal com inspiração no projeto original de Burle Marx é entregue
Felipe Carreras defende inclusão de Garanhuns como polo de provas no Concurso Unificado