"Agora Tem Especialistas", do Governo Federal, realiza 682 atendimentos em PE e supera meta

Clara Nilo | Publicado em 18/09/2025, às 10h21 - Atualizado às 10h43

O próximo mutirão será em dezembro - Walterson Rosa/MS
COMPARTILHE:

O mutirão nacional para reduzir filas do Sistema Único de Saúde (SUS), o Agora Tem Especialistas, resultou em682 atendimentos em Pernambuco, realizados no último sábado (13).

A iniciativa aconteceu nos hospitais universitários federais do estado: Hospital das Clínicas (HC-UFPE), no Recife, e Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), em Petrolina.

O HC concentrou a maior parte dos procedimentos, com 483 atendimentos, incluindo 45 cirurgias eletivas, 65 consultas e 373 exames. Já o HU registrou 199 atendimentos, entre 14 cirurgias, 139 consultas e 46 exames.

No balanço nacional, foram 34,2 mil procedimentos em um único dia, o que representa um crescimento de 15% na meta inicial de 29 mil. O resultado também representa um aumento de 175% em relação à primeira edição do mutirão, em julho. A ação mobilizou mais de 5 mil profissionais e estudantes em todo o país.

“Estamos falando de centenas de tipos de cirurgias, inclusive complexas, além de exames como tomografia, ressonância e ultrassonografia. É o maior mutirão da história do SUS”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acompanhou a ação em Brasília e reforçou a importância da iniciativa. “Foram anos para garantir que o povo mais pobre tivesse acesso a especialistas. A doença não espera, e esse programa busca dar atendimento na qualidade que o povo precisa”, disse ele.

O terceiro mutirão nacional está marcado para dezembro e a expectativa do Governo Federal é que amplie ainda mais o número de cirurgias e consultas especializadas gratuitas.

Recife Pernambuco Governo Federal Saúde Pública

Leia também

Raquel Lyra lança nesta sexta (19) edital para concessão do terminal de passageiros do Porto do Recife


PEC da Blindagem: entenda o que é, quais deputados votaram a favor e posição dos partidos em projeto


Pesquisa Atlas/Bloomberg: Lula cresce e alcança 48,2% das intenções de voto