Cynara Maíra | Publicado em 19/12/2025, às 11h52
O Sindicato dos Gestores Governamentais de Pernambuco (SindGestor-PE) elegeu, na quinta-feira (18), a nova Diretoria Executiva para o biênio 2026-2027.
A chapa vencedora foi a "Carreira em Foco: por uma Gestão Ética e de Resultados", liderada pela gestora Vivianne Gueiros Lira Dornelas Câmara, lotada na Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag).
A eleição ocorreu no prédio da Secretaria de Administração (SAD) e foi conduzida por uma Comissão Eleitoral instituída pelo Conselho de Ética da entidade. A posse oficial da nova diretoria será no dia 29 de dezembro, em Assembleia Geral.
A nova presidente, que atua como gerente na Seplag e acumula passagens pela Sedepe e pela Secretaria de Trabalho, afirma que focará no compromisso de fortalecer a identidade da categoria. A principal proposta da gestão é o Plano Técnico de Impulsionamento da Carreira.
Essa seria uma série de diretrizes para delimitar o caráter exclusivo das atribuições dos gestores, classificando-as como atividades típicas de Estado. O plano prevê análises comparativas com carreiras técnico-científicas de outros estados que já avançaram nessa pauta.
"A execução do plano incluirá muito diálogo com a categoria, com o legislativo e o governo do estado", afirmou Vivianne Gueiros.
Além da presidência, a nova gestão tem:
A carreira de Gestor Governamental, criada em 2008, compõe profissionais concursados que atuam em áreas estratégicas do Estado, com foco na eficiência de recursos, supervisão de projetos e avaliação de impactos de políticas públicas.
O SindGestor-PE foi fundado em abril de 2017 para representar a categoria, seguindo o modelo de entidades semelhantes em estados como Sergipe.
Ex-base de Raquel Lyra, Fabrízio Ferraz declara apoio a João Campos
Jaboatão dos Guararapes assina decreto de armamento para Guarda Municipal
3 presidenciáveis ficam no top 10 em melhores avaliações de pesquisa; veja ranking da AtlasIntel