Cynara Maíra | Publicado em 26/05/2025, às 08h54 - Atualizado às 09h44
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca em Pernambuco na próxima quarta-feira (28) para assinar a ordem de serviço que autoriza a duplicação da Estação de Bombeamento EBI-3, localizada em Salgueiro, no Sertão Central.
A intervenção que integra as ações do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) deve beneficiar aproximadamente 8,1 milhões de pessoas em Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
A cerimônia deve ocorrer às 11h30, na Estação Ferroviária do Forró, no centro de Salgueiro, e contará com a presença de ministros, governadores do Nordeste, parlamentares e lideranças locais.
O Jamildo.com apurou que a expectativa da Presidência da República é reunir cerca de 10 mil pessoas no evento que anunciará a ampliação da EBI-2 para aumentar o volume de água bombeado nas regiões com histórico de escassez hídrica. Representantes do governo falam em dobrar o abastecimento com a mudança.
A agenda presidencial também inclui uma visita técnica à própria estação, localizada no trecho que compõe o Ramal do Salgado. Essa será a primeira vez que Lula visita Salgueiro em seu terceiro mandato.
Além do presidente, foram convidados para compor o centro de palco da cerimônia ministros como:
Os citados são autoridades do Nordeste que compõe o Governo Lula 3. A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), também foi confirmada.
A duplicação da EBI-3 integra o conjunto de obras impulsionadas pelo Novo PAC, com foco na ampliação da infraestrutura hídrica do Nordeste.
Além de Pernambuco, a comitiva federal também visitará localidades nos estados do Ceará e da Paraíba, incluindo sistemas de abastecimento em comunidades rurais e áreas de agricultura irrigada.
Antecipando a chegada de Lula, o Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, já está em Pernambuco e esteve com a vice-governadora Priscila Krause (PSD) em uma visita técnica ao eixo norte, local que ocorrerá a duplicação da EBI-3.
A viagem ocorre em um momento em que o governo federal tenta reverter a queda na popularidade de Lula em estados historicamente aliados. Em Pernambuco, o índice de desaprovação ao presidente subiu de 33% para 50% entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, segundo levantamento da Quaest.
A visita ao Sertão pode funcionar como uma ação estratégica de retomada de capital político na região, com foco em ações estruturantes para o local.
Recém chegado no governo, Armando Bisneto participará de comitiva de Pernambuco no Oriente Médio
Prefeitura de Arcoverde entrega tratores à zona rural e reforça ações voltadas à agricultura familiar
INSS inicia devolução de descontos indevidos na conta de aposentados a partir desta segunda (26)