Silvio Costa Filho defende liberação do Republicanos para apoiar Lula em Pernambuco

Plantão Jamildo.com | Publicado em 30/01/2026, às 17h15

Lula teceu diversos elogios para Silvio Costa Filho, que tenta uma vaga ao Senado em 2026 -
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

Ministro de Portos e Aeroportos e presidente estadual do Republicanos, Silvio Costa Filho afirmou que a confirmação de que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, disputará a reeleição e não concorrerá à Presidência da República trouxe mais segurança para o debate interno da legenda sobre o cenário nacional.

Pré-candidato ao Senado por Pernambuco, o ministro disse que atuará para construir uma aliança do partido com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou, alternativamente, para garantir a liberação dos diretórios estaduais na escolha do apoio presidencial.

A declaração foi feita nesta sexta-feira (30), durante a entrega da dragagem do canal interno do Complexo Industrial Portuário de Suape. Silvio relatou que conversou diretamente com Tarcísio antes da visita do governador paulista ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo ele, o correligionário reforçou a decisão de permanecer na disputa estadual e de ampliar o diálogo com o governo federal para parcerias administrativas.

Silvio avaliou que a definição de Tarcísio facilita o debate interno no Republicanos. “Tarcísio diz que não é candidato a presidente da República, por ser do nosso partido, nós dá um conforto. Agora, vou trabalhar para que o partido libere os estados”, disse.

O ministro também comentou o calendário político estadual, após o prefeito do Recife, João Campos (PSB), indicar o mês de março como referência para definições da Frente Popular. Segundo Silvio, o momento ainda é de foco na agenda no governo federal. “Até o dia 2 de abril, vou me dedicar muito ao ministério, ajudar o Estado e trabalhar pelo Brasil”, afirmou.

Questionado sobre eventual antecipação de decisões eleitorais em Pernambuco, Silvio Costa Filho disse que não tratou do tema diretamente com João Campos. “Não conversei com ele sobre esse prazo, li pela imprensa. Cada um tem o seu tempo. Na hora certa, essa decisão será tomada de forma conjunta, ao lado do presidente Lula”, concluiu.

Articulação para o Senado e alinhamento com Lula

O nome de Silvinho, como é conhecido no meio político, surgiu no debate da instalação do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do PT. Em entrevista exclusiva ao Jamildo.com, na quinta-feira (29), o presidente estadual da legenda, Carlos Veras, comentou o cenário da disputa pela segunda vaga do Senado, considerando o cnadidato à reeleição, Humberto Costa.

Veras citou o alinhamento do ministro de Portos e Aeroportos com o projeto nacional petista. “Silvio Costa Filho defendeu a eleição do presidente Lula. Seu pai é o primeiro suplente de Teresa Leitão e teve um papel fundamental na luta contra o impeachment, contra o golpe contra o mandato legítimo da presidenta Dilma. Então, Silvio faz parte e tem esse alinhamento”, afirmou.

Silvio Costa Filho já disse contar com o apoio do presidente da República. Segundo o ministro, a sinalização ocorreu após reunião, ainda no ano passado, quando apresentou um balanço da gestão à frente da pasta e tratou do cenário político nacional e estadual.

De acordo com ele, o presidente foi direto ao tratar do tema. “Ele me colocou o desejo dele de me ver candidato a senador aqui em Pernambuco”, afirmou. Silvio acrescentou que Lula considera estratégica a formação de um Senado alinhado ao governo federal a partir de 2027.

Ainda segundo o ministro, o presidente indicou apoio à composição com o senador Humberto Costa (PT) para a disputa das duas vagas pelo estado. “Ele disse que em Pernambuco estará ao meu lado e ao lado do senador Humberto Costa”, declarou.

Lula Silvio Costa Filho Eleições 2026

Leia também

João Campos diz que fala de Carlos Veras “não muda nada” e reafirma apoio a Lula


Raquel Lyra e Silvio Costa Filho entregam dragagem de Suape com investimento de R$ 217 milhões


Carlos Veras diz que PT terá um único palanque em Pernambuco: em “sintonia com Lula”