Segurança Pública em PE: tema é pauta na Câmara do Recife e a gestão estadual é cobrada

Clara Nilo | Publicado em 30/06/2025, às 17h13 - Atualizado às 17h54

- Yan Lucca/ Jamildo.com
COMPARTILHE:

Nesta segunda-feira (30), durante sua reunião plenária, a Câmara do Recife discutiu a Segurança Pública em Pernambuco. Na ocasião, os vereadores Chico Kiko (PSB) e Júnior de Cleto (PSB) foram além de repecutir casos recentes e cobraram diretamente uma ação efetiva do Governo do Estado. 

Kiko criticou a gestão da governadora Raquel Lyra (PSB), que não teria solicitado o envio da Força Nacional de Segurança Pública para conter a violência no Cabo de Santo Agostinho.

“A cidade é apontada como um dos municípios com maior índice de violência no Estado. O povo e a gestão do Cabo de Santo Agostinho clamam por socorro. O prefeito Lula Cabral mostrou que está fazendo a sua parte reforçando a Guarda Municipal, mas não está sendo o suficiente", afirmou ele. 

Cleto, que também faz parte do partido presidido nacionalmente por João Campos (PSB), apontou que existem avanços acontecendo em relação ao o armamento da Guarda Municipal do Recife, mas que esses esforços não seriam suficientes, já que seria uma tentativa de “tomar conta de um compromisso, de uma obrigação, que é do Governo do Estado”. 

“No mês de abril, na comunidade de Água Fria, tivemos a pequena Hellen, de apenas quatro anos de idade, que no dia do seu aniversário foi o seu sepultamento, vítima de bala perdida”, acrescentou ele, relembrando um dos casos que, de acordo com o vereador, apontam para a necessidade de mais mais ações ações efetivas elaboradas por Raquel Lyra.

Por outro lado, Davi Muniz (PSD), elogiou as medidas tomadas pela governadora e as mudanças implementadas no estado de Pernambuco. 

"Vamos fazer uma reflexão começando pela troca da frota nunca vista antes no Estado de Pernambuco. 100% dos carros e das motos dando mais segurança aos cidadãos. Em 2 anos e meio, a governadora fez Raquel Lyra colocou o fim das faixas salariais para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, corrigindo um erro do passado em que existiam vários salários para o mesmo posto de graduação”, disse ele.

“Além disso, tivemos a inauguração da Escola de Inteligência de Pernambuco; entrega das novas instalações do Instituto de Genética Forense Eduardo Campos (IGFEC) permitindo que a polícia faça uma investigação cada vez mais profissional”, concluiu o vereador 

Felipe Alecrim (Novo), líder da oposição na Câmara, teceu críticas à gestão do prefeito do Recife.

“Como está, por exemplo, a iluminação pública, que diz respeito à questão da segurança? Como é que está a iluminação em pontos turísticos, como a beira mar de Boa Viagem? É de grande importância armar a Guarda Municipal e fazê-la atuar de forma objetiva na questão da segurança. Foi anunciado o armamento, mas a gente não vê de forma efetiva esse trabalho evoluir”, apontou. 

Raquel Lyra Segurança Pública Câmara do Recife

Leia também

Focada em 2026, Raquel Lyra define Daniel Coelho como secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha


Nem Lula, nem Bolsonaro: um terço do eleitorado quer novo nome em 2026


OAB-PE reconhece empresas que investem em diversidade e inclusão no ambiente de trabalho