Saiba quem são os prefeitos eleitos dos seis maiores colégios eleitorais de Pernambuco

Yan Lucca | Publicado em 16/12/2024, às 14h32

Veja a lista de prefeitos eleitos nos seis maiores colégios eleitorais de Pernambuco - Foto: Divulgação
COMPARTILHE:

Com a chegada do fim de ano, naturalmente, segundo o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ocorre o processo de diplomação dos gestores eleitos ou reeleitos nos municípios no pleito de 2024. O processo de diplomação é um ato oficial realizado pela Justiça Eleitoral que marca o reconhecimento formal da eleição. Esse evento ocorre após a conclusão de todas as etapas do processo eleitoral, incluindo a apuração dos votos e a análise de eventuais recursos ou contestações.

Uma vez estando apto, o prefeito eleito recebe o diploma — emitido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou pela zona eleitoral responsável pela circunscrição do município —, um documento que atesta que ele foi escolhido pelos eleitores e está apto a exercer o mandato.

O processo ocorre antes da posse, que, no Brasil, acontece no dia 1º de janeiro. A diplomação só não pode ocorrer se, eventualmente, o gestor eleito estiver enfrentando questionamentos jurídicos ou pendências legais.

Em Pernambuco, nos maiores colégios eleitorais, o processo se deu harmoniosamente e sem contestações aos resultados das urnas. Mais cedo, o Blog do Jamildo registrou que, nesta segunda-feira (16), ocorre a diplomação de quatro dos seis prefeitos eleitos e reeleitos dos maiores colégios eleitorais de Pernambuco.

Os seis maiores colégios eleitorais de Pernambuco, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), são Recife, com 1.219.917 eleitores, seguido por Jaboatão dos Guararapes, que possui 487.903 eleitores. Olinda aparece na terceira posição com 300.296 eleitores, enquanto Caruaru ocupa o quarto lugar com 247.041 eleitores. Petrolina é o quinto maior colégio eleitoral, com 238.587 eleitores, e Paulista completa a lista, com um total de 235.587 eleitores.

Confira a seguir quem são os prefeitos eleitos nos seis maiores colégios eleitorais de Pernambuco.

>>> Entre no nosso canal do Instagram

Prefeitos eleitos e reeleitos

1. Recife (1.219.917 eleitores) - João Campos (PSB)

João Campos na inauguração do pontilhão da Rua Amélia - Foto: Yan Lucca / Jamildo.com

O socialista João Campos, reeleito ainda no primeiro turno e batendo record na capital pernambucana (desde a redemocratização, nenhum político no Recife havia ganhado no primeiro turno com mais de 60% dos votos válidos), foi eleito com 725.721 votos (78,12%).

João Henrique Campos, atual prefeito de Recife pelo PSB, nasceu em 26 de novembro de 1993 e é filho do ex-governador Eduardo Campos e bisneto de Miguel Arraes. Formado em Engenharia Civil pela UFPE, iniciou sua carreira política em 2014 como secretário de Organização Estadual do PSB. Em 2018, foi eleito deputado federal, sendo o mais votado de Pernambuco, com mais de 460 mil votos. Em 2020, tornou-se o prefeito mais jovem da história do Recife, focando em infraestrutura urbana, educação e inclusão social.

2. Jaboatão dos Guararapes (487.903 eleitores) - Mano Medeiros (PL)

Mano Medeiros é reeleito prefeito de Jaboatão dos Guararapes - Foto: Divulgação

Também reeleito no primeiro turno, o liberal Mano Medeiros assumiu o comando da cidade após a renúncia de Anderson Ferreira para concorrer ao governo de Pernambuco na eleição passada. Mano já ocupava o cargo de vice-prefeito à época. Mano recebeu 180.810 votos (55,93%)

Luiz José Inojosa de Medeiros, conhecido como Mano Medeiros, é advogado formado pela Universidade Católica de Pernambuco e filiado ao Partido Liberal (PL). Natural do Recife, já ocupou cargos como presidente da EMTU e da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal, além de atuar em secretarias estaduais e municipais.

3. Olinda (300.296 eleitores) - Mirella Almeida (PSD)

Mirella Almeida decide coordenar transição de governo - Divulgação

Única mulher na lista dos seis maiores colégios eleitorais, Mirella conquistou 111.613 votos (51,38%) vencendo o petista Vinicius Castello no segundo turno na cidade histórica de Olinda.

Mirella Almeida, ex-Secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Olinda na gestão de Lupércio, foi criada em Rio Doce, é formada em Marketing, cursa pós-graduação em Gestão Pública e estuda Direito. Sua trajetória na gestão municipal começou em 2017 na Secretaria de Governo, passando pela Fazenda e Planejamento antes de assumir o último cargo. Filiou-se ao PSD em março de 2024.

4. Caruaru (247.041 eleitores) - Rodrigo Pinheiro (PSDB)

Rodrigo Pinheiro é reeleito em Caruaru - Foto: Reprodução / Redes Sociais

Aliado de Raquel, ex-vice-prefeito da capital do Agreste pernambucano, Rodrigo Pinheiro foi reeleito no primeiro turno com 102.198 votos (52,68%).

Rodrigo Pinheiro é o atual prefeito de Caruaru, Pernambuco, filiado ao PSDB, Partido da Social Democracia Brasileira. Nascido em Caruaru, Rodrigo é empresário no ramo da construção civil e corretor de imóveis. Ele possui formação em Marketing e um MBA em Gestão Imobiliária.

5. Petrolina (238.587 eleitores) - Simão Durando (UB)

Simão Durando ganhou disputa por Petrolina ainda no primeiro turno - Divulgação

Vitorioso na cidade que fica às margens do Rio São Francisco, Simão Durando foi reeleito com 107.806 votos (59,16%).

Nascido em Petrolina, Simão Durando é filho do ex-prefeito Simão Amorim Durando. Formado em Publicidade e Marketing, com pós-graduação em Gestão Empresarial, essa é a primeira eleição que concorre como líder de uma chapa ao Executivo. 

Sua primeira eleição foi em 2020, como candidato a vice de Miguel Coelho. Durando assumiu a Prefeitura de Petrolina em 2022, quando Miguel renunciou para disputar o Governo do Estado.

6. Paulista (235.587 eleitores) - Severino Ramos (PSDB)

Ramos é aliado de Raquel - Foto: Yan Lucca / Jamildo.com

Eleito na cidade do Paulista com 74.092 votos (44,36%), Ramos foi o candidato da gestão Yves Ribeiro e endossado pela governadora Raquel Lyra.

Severino Ramos de Santana, conhecido como Ramos, é um político brasileiro nascido em 16 de dezembro de 1948, em Goiana, Pernambuco. Aos 75 anos, Ramos é comerciário e possui ensino médio completo. Ele é casado e tem uma trajetória política, tendo sido vereador do Recife e deputado estadual pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN).

Ramos já disputou o cargo de prefeito de Paulista quatro vezes. No primeiro turno das eleições de 2024, Ramos liderou com 44,36% dos votos válidos, totalizando 74.092 votos. Ele tem como vice na chapa Felipe Andrade do Partido Social Democrático (PSD).

Recife Caruaru Pernambuco Simão Durando prefeitos eleitos Olinda jaboatão dos guararapes Severino Ramos

Leia também

Cabo inaugura CD da Ferreira Costa e atrai empresas da cadeia farmacêutica


Prefeitura do Recife e PMPE intensificam ações contra criação ilegal de cavalos e maus-tratos


Quanto ganham os vereadores do Recife a partir de 2025? Veja salário do Legislativo da cidade