Plantão Jamildo.com | Publicado em 05/02/2026, às 16h57 - Atualizado às 16h59
A governadora Raquel Lyra (PSD) lançou, nesta quinta-feira (5), o PE.GOV, nova plataforma digital que reúne mais de 500 serviços públicos do Governo de Pernambuco em um único ambiente virtual. O lançamento ocorreu durante evento no Centro de Convenções, em Olinda, com a presença da vice-governadora Priscila Krause (PSD) e de secretários estaduais.
A iniciativa integra o Programa Pernambuco Digital, voltado à modernização dos serviços públicos por meio de soluções tecnológicas. De acordo com o governo estadual, o programa prevê investimentos de aproximadamente R$ 165 milhões até o fim do ano, com foco em áreas como segurança pública, saúde, educação e assistência social.
Durante a apresentação, Raquel Lyra afirmou que a plataforma tem como objetivo facilitar o acesso da população às políticas públicas e ampliar a presença do Estado na vida cotidiana dos cidadãos. “Ao acessar o PE.GOV, a população encontra mais de 500 serviços de diversas secretarias em um único local. A proposta é simplificar o acesso e aproximar o governo das pessoas. Tecnologia é encurtar distâncias e aproximar pessoas”, declarou.
O PE.GOV pode ser acessado pelo endereço www.pe.gov.br ou por aplicativo disponível gratuitamente para sistemas Android e iOS. Entre os serviços reunidos estão a consulta a vagas de emprego, solicitação de documentos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), matrícula de novos alunos da rede estadual, agendamento para doação de sangue, recarga do cartão VEM e utilização do programa Pix, entre outros.
A plataforma também incorpora a inteligência artificial Lis, desenvolvida para orientar os usuários em linguagem simples sobre direitos, serviços e políticas públicas. Representada por uma personagem feminina negra, a ferramenta organiza o acesso às informações governamentais e foi apresentada ao público durante o evento por meio de um holograma.
Segundo a secretária estadual de Administração, Ana Maraíza, o sistema consolida um novo modelo de relacionamento entre o Estado e a população. “A plataforma amplia a presença do Poder Executivo em todas as fases da vida das pessoas, antecipando demandas e organizando o acesso a direitos essenciais. A transformação digital é sobre pessoas, e nosso objetivo é integrar todos os serviços públicos do Estado”, afirmou.
Entre as soluções já incorporadas ao Pernambuco Digital está a Farmácia Digital, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde. O serviço foi desenvolvido para reduzir filas e o tempo de espera de pacientes que recebem medicamentos gratuitos, além de permitir o acompanhamento de agendamentos, acesso a resultados de exames do Lacen-PE, histórico de atendimentos e cancelamento de marcações.
De acordo com a Secretaria de Saúde, todos os prontuários da rede estadual estão digitalizados e disponíveis para consulta em unidades hospitalares, UPAs 24 horas e equipamentos das redes municipais. “Estamos avançando para um cuidado centrado na pessoa. O PE.GOV permite olhar de forma integrada para todos os pernambucanos”, disse a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.
A gestão estadual informou que todas as novas soluções digitais desenvolvidas pelo governo passarão a integrar automaticamente o PE.GOV. O sistema conta com área de login individual, ampliando a personalização dos serviços e o acesso à cidadania.
Para o secretário-executivo de Transformação Digital, Caio Scheidegger, a consolidação dos serviços em um único ambiente fortalece a jornada do cidadão. Já o presidente da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), Fred Vasconcelos, destacou o papel da plataforma na modernização da gestão pública. “A ATI atua para garantir que o sistema seja seguro, integrado e eficiente, facilitando o acesso do cidadão e qualificando os processos do Estado”, afirmou.
Raquel Lyra cria secretaria executiva voltada aos direitos da pessoa com deficiência
Raquel Lyra viaja a Brasília para tratar de obras em rodovias de Pernambuco
Raquel Lyra entrega segunda creche das 250 prometidas, nesta sexta (6), em Caruaru