Raquel Lyra começa articulações para chapa federal com filiação de Fernando Monteiro

Cynara Maíra | Publicado em 24/11/2025, às 10h01 - Atualizado às 10h38

Raquel Lyra participará da filiação de Fernando Monteiro ao PSD - Reprodução
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

A governadora Raquel Lyra (PSD) começou publicamente a construção de sua base federal para as eleições de 2026. Na terça-feira (25), a gestora participa do ato de filiação do deputado federal Fernando Monteiro ao Partido Social Democrático (PSD), sigla que ela comanda em Pernambuco. O evento na capital federal contará com a presença do presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab

A entrada de Monteiro na sigla será o primeiro movimento público da governadora para formatar a chapa de deputados federais que lhe dará sustentação no próximo pleito.

O parlamentar deixa o Republicanos, partido que em Pernambuco está ao lado do prefeito João Campos (PSB), a partir da liderança partidária do ministro Silvio Costa Filho.

Segundo o Blog Dellas, Fernando Monteiro articulou para ser o primeiro a ingressar no novo partido, como um gesto para raquel. 

Com a mudança, Fernando Monteiro passa a ser o único deputado federal do PSD em Pernambuco.

Janela partidária e novas adesões

A filiação de Monteiro deve abrir caminho para outros parlamentares. Apesar disso, as mudanças devem ocorrer apenas em abril, com o início da janela partidária. 

Também devem ir para o lado de Raquel Lyra o ex-ministro e deputado Mendonça Filho (União Brasil) o deputado Júnior Uchoa (PSB). 

Para o PodJá- O Podcast do Jamildo, Mendonça Filho fala que ainda avalia se mudará de partido, já que sempre esteve no mesmo.

Mendonça começou a carreira no antigo PFL, depois nomeado DEM, que se fundiu com o PSL em 2021, virando o União Brasil. Veja o episódio com Mendonça Filho: 

A ida de Fernando Monteiro para o PSD também reorganiza o tabuleiro político no Agreste. Em Caruaru, o deputado federal deve dobrar esforços com o secretário de articulação política, Anderson Luiz, que deve disputar uma vaga de deputado estadual em 2026.

A estratégia visa criar uma base local que fortaleça tanto a candidatura de Anderson quanto a reeleição de Monteiro.

Em momentos anteriores, Monteiro já defendia a gestão estadual e a recondução da governadora ao cargo. Para o parlamentar, Raquel Lyra promoveu reforços na segurança pública e "melhoras significativas na vida de todos os pernambucanos". O deputado, inclusive, apoiou Raquel Lyra no segundo turno de 2022. 

"Acredito, confio e tenho certeza que essa confiança é a confiança do povo de Pernambuco, que quer vê-la novamente eleita para governar o nosso estado", declarou Monteiro.

Fernando Monteiro é empresário e cumpre mandato na Câmara Federal desde a 55ª legislatura (2015-2019).

Raquel Lyra eleição 2026 Fernando Monteiro

Leia também

Risco de fuga pode impedir regime domiciliar para Bolsonaro, diz jurista


Homero Fonseca lança romance "Jaraguá" com orelha de Ignácio de Loyola Brandão


Mendonça Filho: educação e segurança “se conectam” no combate à violência