Raquel Lyra comanda conclusão de curso e Pernambuco ganha 280 novos bombeiros

Cynara Maíra | Publicado em 01/08/2025, às 08h22 - Atualizado às 09h02

Raquel Lyra participa de conclusão de novos bombeiros - Ed Machado/Seplag
COMPARTILHE:

O Governo de Pernambuco concluiu, na quinta-feira (31), a formação de 280 novos soldados do Corpo de Bombeiros Militar, que serão integrados na segurança pública em todas as regiões do Estado.

A cerimônia, comandada pela governadora Raquel Lyra (PSD), aconteceu na Academia Bombeiro Militar dos Guararapes (ABMG), em Jaboatão dos Guararapes, e marcou o encerramento da primeira turma do Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP) 2024.

"Estamos mudando a segurança pública de Pernambuco a partir de um esforço coletivo, muito trabalho e planejamento. Sonhamos com esse momento desde o primeiro dia e essa é a primeira turma, mas não será a última. Já está pronta a nomeação de mais 300 profissionais para que possam passar por uma formação séria e comprometida. Até o mês de junho do ano que vem chegaremos ao marco de 7 mil novos policiais, bombeiros militares e policiais civis preparados para servir ao Estado de Pernambuco", comemorou Raquel Lyra.

Formação de oito meses e atuação imediata

O curso teve início em 15 de novembro de 2024, com 1.248 horas-aula distribuídas ao longo de oito meses. A formação incluiu conteúdos como combate a incêndio, salvamentos, atendimento pré-hospitalar, ética, legislação e defesa civil.

Dos 280 novos soldados, 48 são mulheres e 232 homens. A partir de agora, os profissionais iniciam estágio supervisionado em unidades especializadas da Região Metropolitana do Recife (RMR), com previsão de posterior distribuição no Agreste e Sertão.

O  secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho afirmou que "a corporação estava com o efetivo defasado e logo no primeiro momento, o Governo de Pernambuco olhou para a corporação e autorizou o concurso". 

Reforço estratégico da corporação

Os bombeiros recém-formados irão atuar conforme critérios técnicos, levando em conta as necessidades institucionais de cada região. A expectativa é que, com a chegada de mais 300 soldados e 30 oficiais, o efetivo da corporação tenha um incremento de 660 novos profissionais até meados de 2026.

"Hoje recebemos um aparato maior para garantir a boa prestação de serviço junto aos cidadãos. Já estamos iniciando uma outra turma de mais 300 profissionais, além de outras duas turmas de 30 oficiais, representando um incremento de mais de 660 profissionais dentro da instituição”, ressaltou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Francisco Cantarelli.

Presenças e apoio político

A cerimônia de formatura contou com a presença de autoridades como os deputados estaduais Joel da Harpa e Abimael Santos, além dos secretários Carlos Braga (Assistência Social), Hercílio Mamede (Casa Militar), o procurador-geral de Justiça, José Paulo Cavalcanti, o comandante da PM, Ivanildo Torres, e o delegado-geral, Renato Rocha.

"O Corpo de Bombeiros tem um significado importante para o povo pernambucano. E com o esforço e a dedicação do Governo do Estado, que conta com o apoio da Alepe, nossa sociedade irá viver dias melhores", afirmou Joel da Harpa (PL).

Investimento estruturado: R$ 2,3 bilhões até 2026

As nomeações fazem parte do Juntos pela Segurança, plano estadual lançado em 2023, que prevê ações em seis eixos estratégicos, como prevenção à violência, articulação com municípios, polícia e defesa social, sistema prisional e ressocialização.

Entre os números apresentados pela gestão Raquel Lyra:

A meta é reduzir em 30% os índices de criminalidade até o fim de 2026, por meio da integração de dados, escuta social, inteligência e capacitação dos agentes.

 

Raquel Lyra segurança

Leia também

Raquel Lyra anuncia repasse para Alepe e medidas de aprimoramento das emendas parlamentares após atrasos


Recife sedia workshop sobre resiliência climática com foco na liderança feminina


CUT realiza manifestação contra 'tarifaço de Trump', no Recife, nesta sexta-feira (1)