PSOL declara apoio à 18ª Marcha da Maconha do Recife e propõe criação de Plano Estadual da Cannabis

Clara Nilo | Publicado em 06/11/2025, às 13h38 - Atualizado às 13h59

- Foto: Canva / Fabian Montaño
COMPARTILHE:

O Partido Socialismo e Liberdade de Pernambuco (PSOL-PE) anunciou apoio oficial à 18ª edição da Marcha da Maconha do Recife, que acontece neste sábado (8). O tema deste ano, “Fumo de negro, lucro de branco”, tem como objetivo discutir o caráter histórico e racial da criminalização da cannabis no Brasil.

O ato, que é parte da Global Marijuana March, deve reunir movimentos sociais, coletivos culturais e representantes de partidos políticos em defesa da legalização da maconha, da mudança nas políticas de drogas e do fim da criminalização dos usuários.

A marcha, tradicionalmente pacífica, é reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2011 como manifestação legítima pela liberdade de expressão.

Durante a concentração, haverá performances artísticas, distribuição de materiais informativos, kits de redução de danos e falas políticas de apoio à causa.

“Proibicionismo ultrapassado”, afirma organização

Segundo Raphael Esteves, integrante do coletivo da Marcha da Maconha do Recife, o evento denuncia a "ineficácia das políticas proibicionistas" e o "impacto da guerra às drogas sobre a juventude negra".

"Historicamente no Brasil o Estado criminaliza certos grupos sociais através de sua cultura, seus hábitos e a proibição da maconha faz parte disso. Estamos em 2025 e vemos o lado mais extremo dessa política acontecendo nas favelas, como no Rio de Janeiro semana passada, enquanto a maior operação contra o crime organizado ocorreu na Faria Lima, em São Paulo, sem derramar uma gota de sangue”, afirmou Esteves.

PSOL defende nova abordagem sobre a cannabis

O dirigente partidário e pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Ivan Moraes Filho, tem como proposta um Plano Estadual da Cannabis, que pretende explorar o potencial medicinal, industrial e econômico da planta dentro dos limites da legislação atual.

"A gente tem condições de fazer isso tanto na produção intelectual e cultural, quanto na produção real. De medicamentos e de tudo que pode vir dessa planta”, defendeu Ivan.

PSOL Ivan Moraes PSOL-PE Cannabis

Leia também

Raquel Lyra leva Morar Bem a feira em Caruaru para divulgar modalidade com subsídios de até R$ 20 mil


Greve nacional dos enfermeiros? Deputado pernambucano alerta sobre possibilidade


Grupo do MPPE contra Crime Organizado faz operação contra fraude eleitoral no Agreste; entenda