Pedro Campos destaca proposta de Lula para isentar conta de luz de 17 milhões de famílias

Plantão Jamildo.com | Publicado em 25/05/2025, às 08h15

Deputado federal Pedro Campos - REPRODUÇÃO/ CAMARA DOS DEPUTADOS
COMPARTILHE:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quarta-feira (21), o envio ao Congresso Nacional de uma Medida Provisória que prevê uma série de mudanças no setor elétrico, com destaque para a ampliação da tarifa zero para consumidores de baixa renda. O líder do PSB na Câmara, deputado Pedro Campos, participou da reunião com Lula no Palácio do Planalto e elogiou a proposta, classificando-a como um avanço tanto no campo social quanto na modernização do sistema elétrico brasileiro.

O presidente Lula vai garantir energia gratuita para cerca de 17 milhões de famílias que mais precisam”, afirmou Pedro Campos. Segundo o deputado, a medida beneficia domicílios com consumo mensal de até 80 kWh e que estejam inscritos no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo por pessoa. O consumo que ultrapassar o limite continuará sendo cobrado normalmente.

O parlamentar destacou que a proposta também contempla famílias indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), incluindo aquelas atendidas em regiões remotas por sistemas de geração isolada (offgrid).

Além da tarifa social, a MP estabelece a abertura gradual do mercado livre de energia para todos os consumidores brasileiros até 2027. “Isso significa que qualquer cidadão poderá escolher de quem comprar energia, aumentando a competitividade e reduzindo os custos para a população. É um passo importante rumo à justiça energética no Brasil”, avaliou Pedro Campos.

Como funciona uma medida provisória

A Medida Provisória tem força de lei a partir do momento de sua publicação. No entanto, ela precisa ser regulada pelo Congresso Nacional em até 120 dias. Esse processo se dá da seguinte forma:

Lula pedro campos Conta de Luz

Leia também

Presidente Lula aprova lei que cria o Dia Nacional do Brega, de autoria de Pedro Campos


Lula visita Pernambuco para vistoriar transposição do São Francisco


Pedro Campos e Tabata Amaral propõem pacote de leis voltado para "epidemia das Bets"