Plantão Jamildo.com | Publicado em 03/05/2025, às 12h14
Wolney Queiroz Maciel, de 52 anos, foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Ministério da Previdência Social. O ex-deputado federal assume o lugar de Carlos Lupi, que pediu demissão na sexta-feira (2) após o desgaste devido ao escândalo dos descontos irregulares em aposentadorias do INSS, revelado após investigação da Polícia Federal e pela CGU (Controladoria-Geral da União).
Lula estava pressionado a fazer mudança de comando de ministério e promoveu o número dois da pasta, braço direito do presidente nacional do PDT. A substituição é publicada em edição extra do Diário Oficial da União.
O ministro foi deputado federal pelo PDT por seis mandatos consecutivos desde 1995. Em 2002 não conseguiu a reeleição e foi chamado para o cargo de secretário-executivo da Previdência.
Na última passagem pela Câmara dos Deputados, Wolney foi líder de um bloco de oposição ao governo de Jair Bolsonaro, que reunia deputados de esquerda.
Nascido em Caruaru, é filho de José Queiroz de Lima, que foi prefeito do município por quatro mandatos. Começou a vida pública em 1993 como vereador em sua cidade natal e tomou posse como deputado federal em 1995, aos 22 anos.
Na Câmara, chegou a presidir as comissões de Educação e Cultura; e Trabalho, Administração e Serviço Público.
Wolney se opôs a candidatura de Ciro Gomes, seu correligionário, à Presidência da República, defendendo que o partido apoiasse Lula desde o primeiro turno.
O novo ministro da Previdência Social usou as redes sociais para comentar a nomeação ao cargo, ainda na noite da sexta-feira.
"Uma honra ser empossado pelo presidente Lula como novo ministro da Previdência Social do Brasil. Que Deus nos abençoe nessa missão", disse a publicação no Instagram, onde aparece ao lado de Lula e de Gleisi Hoffmann, ministra das Relações Institucionais.
"Um dia histórico para Caruaru que vê, no decurso de sua história, mais um filho seu alcançar tão importante posto", escreveu Zé Queiroz, pai do novo ministro, nas redes sociais. "Como pai e companheiro de lutas políticas, desejo a Wolney muito sucesso na condução do ministério", concluiu.
"Vai fazer um grande trabalho. Um grande quadro que Pernambuco empresta ao Brasil. Parabéns, amigo", disse o prefeito do Recife, João Campos (PSB).
"Parabéns, amigo. Bos sorte na nova missão", disse o deputado estadual Sileno Guedes (PSB).
"Parabéns, meu amigo, lhe conheço bem, sei da sua competência, seriedade e lealdade. Vai dar show", parabenizou o deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos).
PODJÁ: Diogo Moraes diz que João Campos é alternativa real para 2026 e critica governo Raquel Lyra: “Estado está desandando”
Nova PEC da Segurança Pública: Confusão ou Solução?
Lula diz que vai discutir fim da jornada de trabalho 6 por 1 em pronunciamento do Dia do Trabalhador