Morre Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai e símbolo da esquerda latinoamericana

Clara Nilo | Publicado em 13/05/2025, às 18h29 - Atualizado às 18h50

O ex-presidente levava uma vida simples - Reprodução
COMPARTILHE:

Morreu aos 89 anos, na tarde desta terça-feira (13), o ex-presidente do Uruguai e símbolo da esquerda latinoamericana, Pepe Mujica. O político já estava em fase terminal devido a um câncer no esôfago - doença que havia tornado pública em 2024. 

A notícia do falecimento foi confirmada pelo atual presidente uruguaio, Yamandú Orsi. "É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, ativista, referência e líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo", disse ele. 

Mujica foi presidente do país entre 2010 e 2015, mas se manteve na vida pública e como senador até 2020, quando decidiu se afastar por problemas de saúde, durante a crise do COVID-19. 

Ele deixou sua marca como um político que levava uma vida simples, sem apegos materiais e defensor dos trabalhadores e das classes marginalizadas. Em 1972, durante a ditatura militar vigente no Uruguai, Pepe Mujica foi preso por ser guerrilheiro do Movimento de Libertação Nacional - Tupamaros.

O ex-presidente passou 14 anos preso e, após ser solto, decidiu entrar na vida política institucional, ,quando fundou o partido político Movimento de Participação Popular (MPP). 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no ano passado, chegou a ir até o Uruguai visitar Mujica, com quem tinha uma relação próxima. Na ocasião, Lula chegou a condecorar o amigo com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a maior honraria brasileira.

Leia a nota do Governo brasileiro sobre o falecimento 

O governo brasileiro tomou conhecimento, com profundo pesar, do falecimento na data de hoje do ex-Presidente da República Oriental do Uruguai, José Alberto “Pepe” Mujica, aos 89 anos, em Montevidéu.

Grande amigo do Brasil, o ex-Presidente Mujica foi um entusiasta do MERCOSUL, da UNASUL e da CELAC, um dos principais artífices da integração da América do Sul e da América Latina e, sobretudo, um dos mais importantes humanistas de nossa época. Seu compromisso com a construção de uma ordem internacional mais justa, democrática e solidária constitui exemplo para todos e todas.

O legado de “Pepe” Mujica permanecerá, guiando todas e todos aqueles que genuinamente acreditam na integração de nossa região como caminho incontornável para o desenvolvimento e na nossa capacidade de construir um mundo melhor para as futuras gerações.

Neste momento de dor, o Governo brasileiro estende à viúva Lucía Topolansky e aos familiares do ex-Presidente, assim como ao governo e ao povo uruguaios, seus mais sentidos pêsames e expressões de solidariedade.

Luto morte Presidente Lula Pepe Mujica Uruguai

Leia também

Alepe aprova Projeto de Lei para realização de concurso público no Tribunal de Contas do Estado


Após parecer, Álvaro consegue enfraquecer trancamento de pauta na Alepe; entenda


Prefeitura do Recife ofererce atendimento veterinário gratuito nesta terça-feira (13)