Cynara Maíra | Publicado em 25/12/2024, às 12h51
O levantamento realizado pelo Instituto França não só questionou os eleitores sobre o cenário eleitoral de 2026, como também perguntou sobre a opinião do público ao suposto plano de golpe de Estado investigado pela Polícia Federal.
A pesquisa revelou que a maioria dos eleitores acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve participação em um plano de golpe de Estado.
Segundo a análise, 52,87% dos entrevistados acreditam que Bolsonaro esteve diretamente envolvido, enquanto 24,89% discordam dessa afirmação, 22,24% declararam não ter opinião formada sobre o assunto.
Quando questionados sobre a possibilidade de prisão do ex-presidente, 51,3% dos entrevistados responderam que Bolsonaro deve ser preso.
30,4% acreditam que o político não deveria ser condenado, e 18,3% preferiram não opinar.
A percepção de que Bolsonaro deveria ser responsabilizado judicialmente é mais expressiva entre eleitores que desaprovavam sua gestão, mas também há 12,5% de eleitores que votaram nele em 2022 e acreditam que ele deve ser preso.
Os atos de 8 de janeiro de 2023, quando prédios dos Três Poderes foram depredados em Brasília, continuam um divisor de águas na opinião pública.
De acordo com a pesquisa, 54,17% dos entrevistados consideram que os ataques foram resultado de uma tentativa deliberada de golpe de Estado, enquanto 27,58% acreditam que foram atos isolados de extremistas.
Além disso, 47,61% dos entrevistados afirmaram que o governo de Bolsonaro contribuiu para o ambiente que culminou nos ataques, enquanto 29,72% discordam dessa avaliação.
A pesquisa também investigou como os brasileiros percebem a polarização política e os riscos à democracia. Para 65% dos entrevistados, o Brasil continua polarizado politicamente, e 38% consideram que isso representa um risco para o futuro do país.
O levantamento foi realizado entre os dias 17 e 20 de dezembro, com 1.107 entrevistas em todo o Brasil. A margem de erro da pesquisa é de 2,9 pontos percentuais.
Pesquisa mostra vantagem para Lula em eleição de 2026 em espontânea e empate na estimulada; entenda
João Campos anuncia nova leva do secretariado para Prefeitura do Recife em 2025
Governo de Pernambuco abre 8.520 novas vagas para o auxílio Mães de Pernambuco; saiba como se inscrever