Cynara Maíra | Publicado em 21/10/2024, às 07h20
Com a queda sofrida pelo presidente Lula (PT) no banheiro do Palácio da Alvorada ainda no sábado (19), o líder do Executivo precisou ser hospitalizado.
A situação fez com que Luiz Inácio cancelasse sua viagem para Rússia, prevista para o domingo (20). O Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, assumirá o comando da comitiva brasileira.
O encontro seria para participação na Cúpula do Brics, por conta do acidente, o presidente atenderá a reunião da terça-feira (22) por videoconferência.
Segundo informou o médico de Lula, Roberto Kalil Filho, para GloboNews, o presidente sofreu uma pequena hemorragia cerebral por conta de um ferimento na cabeça. Com o acidente, o presidente precisou levar pontos na área atingida.
Por conta do sangramento no cérebro, Kalil afirmou que será necessário um acompanhamento constante com exames ao longo da semana para garantir que a hemorragia não aumente por conta dos pontos de hematomas na cabeça.
A nota médica cita que Lula teve um "ferimento corto-contuso", que significa um machucado que mistura corte com contusão, gerada após pancada ou impacto.
O médico assegurou que o caso não é grave, Lula está bem e pode realizar suas atividades corriqueiras, mas ressaltou haver contraindicação para voos de longa duração e recomendou o cancelamento da viagem para Rússia.
Com 78 anos, o presidente já passou por um câncer na garganta, fez uma cirurgia no quadril, nas cordas vocais e também um procedimento chamado de blefaroplastia, que remove o excesso de pele das pálpebras, para melhorar a visão.
Horas antes do acidente no banheiro do Palácio da Alvorada, o presidente estava em São Paulo para participar da campanha de seu candidato em São Paulo, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL).
Por conta das chuvas na cidade, a carreata do candidato do PSOL foi substituída por uma transmissão online, o que fez com que Lula pudesse retornar para Brasília no início da noite de sábado.
As informações divulgadas para imprensa dão a entender que Lula se machucou no banheiro enquanto estava sentado em um banco, realizando os últimos preparativos antes da viagem para Rússia. O presidente teria caído para trás e batido a cabeça, em uma região próxima ao pescoço e a nuca.
Com 400 mil novos domicílios atendidos em outubro, Bolsa Família chega a 20,7 milhões de famílias
Inquérito que investigava Clarissa Tércio sobre 8 de janeiro é arquivado por Alexandre de Moraes
Eleições 2024: Vinicius e Mirella mobilizam cabos eleitorais em campanhas neste sábado (19)