Lula e Trump discutem cooperação contra crime organizado em ligação telefônica

Plantão Jamildo.com | Publicado em 26/01/2026, às 17h43

O encontro durou 50 minutos. - Ricardo Stuckert / PR
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva tratou com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de ações conjuntas contra o crime organizado em conversa telefônica realizada na manhã desta segunda-feira (26). O diálogo abordou possibilidades de ampliar a cooperação bilateral em áreas ligadas à repressão financeira e ao tráfico ilícito.

Segundo nota divulgada pelo governo brasileiro, Lula retomou proposta enviada ao Departamento de Estado em dezembro para reforçar mecanismos de colaboração entre os dois países.

O presidente defendeu o aprofundamento da parceria no combate à lavagem de dinheiro e ao tráfico de armas, além do congelamento de ativos de organizações criminosas e do intercâmbio de informações sobre transações financeiras. De acordo com o comunicado oficial, a iniciativa foi bem recebida pelo presidente norte-americano.

O tema já havia sido discutido em conversa anterior, realizada em dezembro, quando Lula mencionou o uso do estado de Delaware como estrutura para ocultação de recursos de origem ilícita no Brasil. Na ocasião, o assunto foi tratado após apresentação técnica realizada pelo secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, em reunião no Palácio do Planalto com ministros e o presidente.

De acordo com investigações da Receita Federal, o Grupo Refit teria movimentado cerca de R$ 72 bilhões em um ano por meio de empresas offshore registradas em Delaware, com o objetivo de ocultar lucros decorrentes de fraudes fiscais. O estado norte-americano é frequentemente citado em relatórios internacionais como jurisdição utilizada para planejamento tributário e estruturas societárias complexas.

Após a reunião no Planalto, Lula solicitou a tradução para o inglês do material apresentado pela Receita Federal, com a finalidade de subsidiar o diálogo com o governo norte-americano sobre o caso e sobre medidas de cooperação internacional no enfrentamento a crimes financeiros.

Lula Trump

Leia também

Zema aposta em direita unida no 2º turno e mira Lula: “dá com uma mão e tira com outra”, diz em entrevista exclusiva ao PodJá!


A festa do novo imperialismo


Direita brasileira parabeniza e esquerda critica invasão dos EUA contra a Venezuela e captura de Maduro