João Campos: "7 de Setembro é um chamado à soberania e à democracia"

Plantão Jamildo.com | Publicado em 07/09/2025, às 12h12 - Atualizado às 12h14

Prefeito do Recife, João Campos - REPRODUÇÃO/ Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife
COMPARTILHE:

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), não compareceu às cerimônias de 7 de setembro, mas se pronunciou por meio das redes sociais. Segundo João, “O 7 de Setembro é um chamado à soberania e à democracia", seguindo o mote da cerimônia organizada pelo governo Lula, em Brasília.

"É dia de lembrar que um Brasil mais justo e forte se constrói com trabalho, educação de qualidade, oportunidade e inclusão. Que a nossa independência reflita, todos os dias, um compromisso com o futuro do nosso povo”, concluiu o prefeito, em mensagem publicada nas redes sociais.

Desfile em Brasília

Na capital federal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou do tradicional desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios. A cerimônia contou com a presença de ministros, chefes militares, do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). O mote escolhido pelo governo federal para o ato foi “Brasil Soberano”.

A expressão já vinha sendo usada em discursos do governo desde julho, em resposta às decisões do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao impor tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros.

Desfile no Recife

Em Pernambuco, o desfile de 7 de Setembro aconteceu na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife. O evento foi dividido em quatro modalidades e reuniu diferentes instituições civis e militares.

Na apresentação a pé, participaram cerca de 4.450 estudantes de escolas pernambucanas, 650 integrantes de associações civis e 3.750 militares das Forças Armadas, Forças Auxiliares e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A parte motorizada contou com 170 viaturas de organizações militares locais, enquanto o desfile aéreo teve o sobrevoo de quatro aeronaves. A cavalaria encerrou a solenidade, com a participação de 44 cavalos.

João Campos 7 de setembro

Leia também

7 de Setembro do governo Lula tem mote "Brasil Soberano" e ausência do STF


Assim como direita bolsonarista, esquerda fará ato no 7 de setembro em Pernambuco


Em meio ao julgamento de Bolsonaro no STF, direita do Recife convoca manifestação no 7 de setembro