Plantão Jamildo.com | Publicado em 02/12/2025, às 15h40 - Atualizado às 15h41
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), afirmou que a atuação do governo federal em Pernambuco estabeleceu um marco na história recente do Estado.
A declaração ocorreu nesta terça-feira (2), durante a cerimônia que anunciou a ampliação da capacidade operacional da Refinaria Abreu e Lima, no Complexo de Suape, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), da governadora Raquel Lyra (PSD), ministros e parlamentares.
No discurso, Campos destacou que a decisão de instalar a refinaria em Pernambuco representou um ponto de inflexão no desenvolvimento econômico regional.
“A história do nosso estado é um antes e depois de Lula”, afirmou, ao mencionar que a implantação do empreendimento ampliou empregos, renda e novas oportunidades no território. Segundo o prefeito, o impacto só foi possível porque “um nordestino, pernambucano, estava na Presidência da República”.
Ele também citou a fase inicial das obras do polo industrial de Suape, lembrando que acompanhou parte das visitas do ex-governador Eduardo Campos ao local.
De acordo com o prefeito, o país “chegou a correr risco de perder conquistas” associadas à refinaria e ao complexo, mas a retomada dessas iniciativas ocorreu com o retorno de Lula ao governo. “Precisou o presidente Lula voltar para reafirmar que o Nordeste é parte da solução do Brasil”, disse.
Lula entrega barragem Panelas II e retoma obras de Igarapeba para reforçar segurança hídrica na Mata Sul de Pernambuco
Lula em Pernambuco: visita marca entregas e cabo de guerra entre Raquel Lyra e João Campos
Marília Arraes tenta colar Lula ao nome de João Campos em inserção após aproximação de petistas com Raquel Lyra