Cynara Maíra | Publicado em 22/01/2026, às 14h33
Prefeito do Recife João Campos (PSB) afirmou ter mantido uma conversa considerada positiva com o presidente estadual do PT e deputado federal Carlos Veras, na quarta-feira (21), e disse ver com tranquilidade a relação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com a legenda petista.
A declaração foi dada em conversa com a imprensa após a apresentação da programação oficial do Carnaval do Recife, realizada no Paço do Frevo, no Centro da cidade, na manhã desta quinta-feira (22).
Segundo João Campos, o diálogo com Veras abordou temas da conjuntura política local e nacional, além de alianças partidárias. “Foi muito boa a conversa com Veras. Nós fomos deputados juntos e temos uma relação próxima desde a Câmara. Falamos sobre política, Pernambuco, Brasil e alianças em outros estados. Sempre é uma conversa produtiva”, afirmou.
Questionado sobre eventual cobrança de apoio formal do PT a uma possível candidatura ao Governo de Pernambuco, o prefeito evitou antecipar cenários e disse não haver tensão na relação com o partido.
O comentário ocorre após declarações do deputado estadual João Paulo (PT), que defendeu a formação de três palanques em Pernambuco para apoiar Lula nas eleições estaduais, envolvendo João Campos, a governadora Raquel Lyra (PSD) e o ex-vereador Ivan Moraes (PSOL). A posição gerou especulações sobre o alinhamento do PT no estado.
Pré-candidato ao Estado, mas ainda sem comentar abertamente sobre a candidatura, João Campos afirmou que mantém interlocução frequente com a direção nacional do partido e destacou a relação com o presidente nacional da sigla, Edinho Silva. “Tenho muita tranquilidade na relação com o presidente Lula, com o PT e com suas direções em todas as instâncias. Existe um caminho natural de diálogo entre a Frente Popular e o PT”, disse.
O prefeito acrescentou que as conversas com a cúpula petista ocorrem de forma regular e envolvem articulações em diferentes estados. “Falamos semanalmente sobre projetos e parcerias. Esse diálogo é constante e segue de forma positiva, inclusive em Pernambuco”, concluiu.
Carnaval Recife 2026: João Campos anuncia programação dos polos centralizados
Ivan Moraes e Carlos Veras defendem unidade em torno de Lula em Pernambuco em meio a sugestão de palanque triplo
Humberto Costa afirma que PT-PE tende a continuar com João Campos e que decisão sairá em breve