João Campos comenta saída de 2 vereadores da base para o lado de Raquel Lyra; confira

Cynara Maíra | Publicado em 24/12/2025, às 11h58 - Atualizado às 12h24

Prefeito João Campos comentou sobre apoio de vereadores de sua base para o lado de Raquel Lyra - Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife.
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), minimizou a decisão de dois vereadores de sua base aliada que anunciaram apoio à governadora Raquel Lyra (PSD).

Durante a entrega da requalificação da Ponte Giratória, na noite desta terça-feira (23), o gestor foi questionado sobre a movimentação de Flávia de Nadegi  e Agora é Rubem, que se filiaram ao PSD na segunda-feira (22). 

"Ninguém perde aquilo que não tem. Então, eu estou absolutamente tranquilo com tudo isso", afirmou João Campos, dando a entender que os vereadores não estavam alinhados com sua base verdadeiramente. 

Adesão ao governo estadual

Os dois parlamentares participaram, na segunda-feira, do ato de filiação de prefeitos ao PSD, partido liderado por Raquel no estado. Na ocasião, eles oficializaram a adesão ao grupo político da governadora.

Flávia de Nadegi é filha da ex-prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz, e obteve mais de 11 mil votos no último pleito municipal. Já Rubem Rodrigues, conhecido como Agora é Rubem, foi eleito pelo próprio PSB, legenda do prefeito.

Apesar da mudança de lado político, os vereadores não realizaram a troca formal de legenda. Pela legislação eleitoral vigente, a migração partidária sem risco de perda de mandato só é permitida durante a "janela partidária", prevista para 2028. Até lá, eles permanecem filiados ao PV e ao PSB, respectivamente, mesmo atuando em desalinho com as diretrizes da Frente Popular do Recife.

Essa seria uma estratégia da governadora para avançar sobre a base eleitoral do prefeito na Região Metropolitana do Recife (RMR). No mesmo evento, Raquel filiou os prefeitos de Camaragibe, Diego Cabral, e de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros.

Sobre o cenário para 2026, onde pesquisas recentes apontam sua liderança na corrida pelo Palácio do Campo das Princesas, João Campos evitou se colocar como pré-candidato, mas comentou os números. "Eu fico feliz pelo reconhecimento, porque estou fazendo o dever de casa. Eu acho que o povo é muito generoso, o povo sabe o que quer", concluiu.

João Campos Raquel Lyra

Leia também

Yves Ribeiro se reúne com João Campos após sair do PT por apoiar aliado de Raquel Lyra contra PSB em Paulista


Raquel Lyra nomeia 300 policiais penais para segurança penitenciária de Pernambuco


Raquel Lyra abre edital de licitação para transformação da Fábrica Tacaruna em Centro de Formação