Ivan Moraes é escolhido pelo PSOL como pré-candidato ao governo de Pernambuco em 2026

Plantão Jamildo.com | Publicado em 24/05/2025, às 15h02

Ivan Moraes, ex-vereador do Recife e pré-candidato ao governo de Pernambuco pelo PSOL - DIVULGAÇÃO/ PSOL
COMPARTILHE:

O jornalista e ex-vereador Ivan Moraes foi oficializado neste sábado (24) como pré-candidato do PSOL ao governo de Pernambuco nas eleições de 2026. A decisão foi tomada durante reunião do Diretório Estadual do partido, na Casa Marielle Franco, no Recife, e simboliza um momento de unidade interna na legenda.

Para o presidente estadual do PSOL, Samuel Herculano, o nome de Ivan representa mais que consenso: é uma aposta estratégica contra a polarização e o avanço da extrema-direita. “A pré-candidatura de Ivan Moraes representa a comunhão do nosso partido no enfrentamento aos retrocessos. Saímos com uma unidade construída para esse desafio”, disse.

Propostas do pré-candidato

Em seu discurso, Ivan agradeceu o apoio da militância e destacou que a campanha vai além da crítica. “As pessoas querem sonhar, querem acreditar que pode ser melhor. Nós somos contra muitas coisas, como a privatização da Compesa e dos parques, mas também vamos afirmar o que somos a favor: é possível propor ideias ousadas e reais”, afirmou.

Ele citou como exemplo a possibilidade de reaproveitamento da compostagem para produção de combustível, já praticada em outros países. “Vamos olhar para frente, sem medo de propor caminhos alternativos”, completou.

Quem é Ivan Moraes?

Pai, escritor, comunicador e militante da esquerda, Ivan é mestre em Comunicação pela UFPE e cocriador do programa Pé Na Rua, que já gravou em mais de 100 cidades pernambucanas. Foi vereador do Recife por dois mandatos (2017–2025), com atuação marcada pela escuta popular e defesa dos direitos sociais.

Entre os 72 projetos de lei apresentados, 15 foram aprovados — como o que proíbe a dupla função motorista/cobrador e o que garante fraldários acessíveis a homens e mulheres em shoppings. Uma das marcas do seu mandato foi subir semanalmente em ônibus da cidade para prestar contas de sua atuação diretamente à população.

PSOL governo Ivan Moraes

Leia também

PSOL Pernambuco manifesta apoio a profissionais da educação em greve no Recife e em Olinda


Dani Portela confirma que não foi convidada para inserções do PSOL, em mais um gesto de afastamento


PSOL vê aumento de violência com armamento da Guarda Municipal do Recife