Yan Lucca | Publicado em 12/12/2024, às 14h15
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tornou-se alvo de um frenesi nas redes sociais, após a internet fazer ressurgir uma previsão da vidente brasileira Chaline Grazik afirmando que Lula não terminaria seu mandato em 2026, além de ter afirmado que o petista enfrentaria um abalo emocional devido a uma suposta traição amorosa de sua esposa, Janja da Silva.
De lá para cá, a previsão gerou debates online, sendo reforçada pela circulação de antigos prints - capturas de tela - de mensagens atribuídas a Luís Cláudio Lula da Silva, filho do presidente, em que ele teria ofendido Janja, chamando-a de “p*ta” e “oportunista”. As mensagens vieram à tona em julho passado e, na ocasião, a coluna do Portal Metrópoles revelou o diálogo entre Luís Cláudio e sua então esposa, Natália Schincariol.
Internautas ironizaram as previsões e até fizeram brincadeiras de mau gosto em redes sociais como o X (antigo Twitter), afirmando se tratar de um querer pessoal da vidente.
Enquanto as especulações crescem na esfera digital, Lula se recupera de uma cirurgia realizada na última terça-feira (10) para retirar um coágulo na cabeça, consequência de uma queda sofrida ainda no mês outubro. O presidente passará nesta quinta-feira (12) por um procedimento complementar chamado embolização da artéria meníngea média.
Segundo o médico do presidente, Roberto Kalil Filho, ao G1, o novo procedimento é "relativamente simples" e será realizado por meio de um catéter introduzido pela artéria femoral, sem necessidade de internação em centro cirúrgico. “É para minimizar no futuro o risco de isso [novo sangramento] acontecer. É um procedimento de baixo risco”, explicou o médico, garantindo que a alta hospitalar de Lula segue prevista para a próxima semana.
Conforme boletim médico, Lula não apresentou novos sangramentos e segue bem, caminhando e recebendo visitas. Aos 79 anos, o presidente mantém sua rotina hospitalar sem intercorrências, conforme relatado pela equipe do Hospital Sírio-Libanês.
"O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece sob cuidados intensivos no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Passou o dia bem, sem intercorrências, realizou fisioterapia, caminhou e recebeu visitas de familiares.
Como parte da programação terapêutica, fará complementação de cirurgia com procedimento endovascular (embolização de artéria meníngea média) amanhã, pela manhã.
Outras atualizações serão dadas durante coletiva de imprensa a ser realizada amanhã às 10 horas.
O Presidente segue sob acompanhamento da equipe médica, sob os cuidados do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e da Dra. Ana Helena Germoglio."
Exclusivo: Executiva estadual do PT aprovou expulsão de Yves Ribeiro
Após alerta do TCE, Governo de Pernambuco convoca professores do cadastro reserva de concurso da educação
Pesquisa Quaest mostra que Lula bateria todos os adversários em 2026