Humberto Costa crava apoio do PT para João Campos na eleição de 2026

Cynara Maíra | Publicado em 06/02/2026, às 10h21 - Atualizado às 10h50

Humberto Costa afirma que apoio do PT será de João Campos nas eleições de 2026 - Edson Holanda/Prefeitura do Recife
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

Após impasses no PT e pressão de lideranças para que a governadora Raquel Lyra (PSD) declarasse apoio à reeleição do presidente Lula (PT), o senador Humberto Costa (PT) afirmou que os petistas estarão com o prefeito João Campos (PSB). 

O senador falou sobre o tema em entrevista com a CNN Brasil na quinta-feira (05).

"Temos uma boa relação com a Raquel Lyra, que é boa gestora, mas também temos uma relação histórica com o PSB. A tendência é estarmos com João Campos", declarou Humberto Costa.

A fala do senador ocorre em um momento de articulação política no estado. O presidente Lula (PT) desembarca no Recife na próxima semana para acompanhar o Galo da Madrugada, a convite de João Campos. 

Apesar da preferência por João Campos no plano estadual, Humberto Costa garantiu que o PSD, partido de Raquel Lyra, estará no palanque de Lula em nível regional. "O PSD no Nordeste vai estar majoritariamente com Lula", assegurou o senador.

Mesmo com as pressões, Raquel Lyra mantém o discurso de parceria administrativa, mas sem endosso claro.

Em evento no Porto de Suape na semana passada, a governadora agradeceu os investimentos federais e evitou antecipar o debate eleitoral. "Não é o momento de eleição, é o momento de trabalhar. As alianças serão apresentadas no processo eleitoral", disse a gestora.

Divergências no PT

A posição de Humberto Costa busca pacificar o diretório estadual e colocar como certo o posicionamento do PT após tentativas de aproximação com a governadora. 

Nos últimos dias, o deputado federal Carlos Veras (PT), presidente da sigla em Pernambuco, cobrou publicamente que Raquel Lyra declarasse apoio à reeleição de Lula como condição para qualquer diálogo.

"Tenho dito que, se ela quer continuar sendo governadora, é melhor governar Pernambuco com Lula presidente. Então é bom que ela também nos ajude a elegê-lo", afirmou Veras em entrevista.

Outros nomes como o deputado estadual João Paulo (PT) defendiam uma estratégia de "palanque triplo", que incluiria João Campos, Raquel Lyra e o pré-candidato do PSOL, Ivan Moraes.

A tese enfrentou resistência de alas mais alinhadas ao socialista no partido. O secretário de Habitação do Recife, Felipe Cury (PT), classificou a ideia como um "erro político grave" e defendeu a aliança preferencial com o PSB.

Após as tensões partidárias, Veras confirmou que o partido teria apenas um palanque em Pernambuco com o máximo de unidade política possível. 

Pernambuco é reduto de Lula

A importância do apoio de Lula vem do apoio do presidente no estado.

O levantamento Datafolha divulgado nesta sexta-feira (6) mostra que Lula mantém força eleitoral em Pernambuco, vencendo com folga em todos os cenários presidenciais. O petista teria 55% dos votos contra 14% de Tarcísio de Freitas (Republicanos) e 54% contra 25% de Flávio Bolsonaro (PL) no primeiro turno.

O histórico recente indica que nem sempre a popularidade de Lula garante a vitória do seu candidato ao governo. Em 2022, o presidente apoiou Danilo Cabral (PSB) no primeiro turno e Marília Arraes (Solidariedade) no segundo, mas Raquel Lyra venceu a eleição unindo votos de bolsonaristas e lulistas.

João Campos Lula Raquel Lyra PT humberto costa eleição 2026

Leia também

Delegado-geral confirma que denúncia contra secretário de João Campos não foi protocolada no sistema da Polícia Civil


Raquel Lyra defende união de estados nordestinos em prol do desenvolvimento


Pesquisa Datafolha mostra diminuição da distância entre João Campos e Raquel Lyra na disputa pelo Governo de Pernambuco em 2026