☰
✕

Há 30 anos nenhum ex-prefeito do Recife se elege governador

Plantão Jamildo.com | Publicado em 04/10/2026, às 23h38

Da janela da Prefeitura, o Palácio do Campo das Princesas está a menos de 790 metros. Nas urnas, a travessia já dura 30 anos — e João Campos foi o mais novo prefeito do Recife a não conseguir completá-la. - Foto:Yan Lucca/Jamildo.com
COMPARTILHE:

Ler resumo da notícia

A Armadilha do Capibaribe

Uma distância de menos de 790 metros separa a sede da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, do Palácio do Campo das Princesas, centro do poder estadual.

O prefeito do Recife consegue olhar para o Palácio do Campo das Princesas da janela de seu gabinete, apreciando o correr das águas do rio Capibaribe.

Contudo, os mais antigos nos lembram que cruzar essas pontes eleitorais tem se mostrado uma travessia impossível há quase 30 anos.

Desde que Jarbas Vasconcelos concluiu seu mandato de prefeito, em dezembro de 1996, e pavimentou sua vitória esmagadora de 1998 sobre Miguel Arraes — bisavô de João Campos —, nenhum outro prefeito do Recife conseguiu transformar a popularidade na Capital em passaporte para o Palácio do Campo das Princesas.

A tese de que a Capital projeta naturalmente um novo líder para o Estado esbarra em uma sina histórica, carimbada e recarimbada com muitos nomes.

E, agora, João Campos.

Roberto Magalhães (gestão 1997–2000)

Ex-governador e eleito prefeito em 1996 na esteira do sucesso jarbista, Magalhães liderava as pesquisas para a reeleição no Recife até a reta final de 2000.

Derrotado de virada na Capital em 2000, viu desaparecer qualquer pretensão de ocupar novamente o Executivo estadual.

Caso tivesse sido reeleito prefeito naquele ano, era citado como nome natural para suceder Jarbas em 2006, voltando à cadeira de governador.

Todavia, após sentar na cadeira de prefeito do Recife entre 1997 e 2000, nunca mais retornou ao Palácio do Campo das Princesas.

E inaugurou a sina da travessia do Capibaribe.

João Paulo (gestões 2001–2008)

Concluiu dois mandatos consecutivos com índices recordes de aprovação popular no Recife.

Não escondia a vontade de um dia governar Pernambuco.

Apesar da força eleitoral metropolitana, não encontrou espaço ou viabilidade dentro do PT para encabeçar uma chapa ao Governo do Estado nas disputas seguintes.

Restaram-lhe candidaturas a deputado federal, deputado estadual e uma tentativa, em 2016, de voltar a ser prefeito do Recife.

João da Costa (gestão 2009–2012)

Enredado em crises partidárias internas no PT, sequer conseguiu disputar a reeleição municipal, ficando alijado de voos estaduais.

Foi derrotado para deputado federal na eleição seguinte e eleito vereador do Recife uma vez.

Agora está fora da política e de cargos públicos.

Geraldo Julio (gestões 2013–2020)

Governou o Recife por oito anos e, durante muito tempo, foi tratado nos bastidores do PSB como sucessor natural no Estado.

O desgaste acumulado ao longo de duas gestões e a fadiga do projeto socialista no Recife, apesar de todo o esforço durante a pandemia, fizeram com que seu nome sequer fosse colocado para qualquer cargo na disputa de 2022.

Não foi mais candidato nem ocupou cargos públicos políticos desde que deixou a Prefeitura.

João Campos (gestões 2021–2026)

João Campos chegou à disputa estadual embalado por altíssima popularidade e por pesquisas na pré-campanha que lhe davam até 30 pontos de vantagem sobre Raquel Lyra, governadora agora reeleita.

João renunciou a mais dois anos e nove meses de mandato como prefeito, que se estenderia até dezembro de 2028.

Queria disputar já o Governo do Estado e ocupar a cadeira que seu pai, Eduardo Campos, e seu bisavô, Miguel Arraes, também ocuparam.

Como candidato, João Campos protagonizou uma das campanhas mais disputadas da história de Pernambuco, mas acaba entrando na lista dos ex-prefeitos do Recife que não conseguiram ser eleitos governador.

Por que a travessia é tão difícil?

Para alguns observadores da cena local, algumas dinâmicas e processos podem explicar por que o Recife tem sido mais um dique do que uma rampa para o Governo do Estado.

Há um abismo entre os interesses de parte dos eleitores da Capital e os do interior.

Pernambuco possui uma das culturas políticas mais regionalizadas do Nordeste.

A pauta do eleitor recifense — mobilidade urbana, infraestrutura metropolitana e debates comportamentais — nem sempre dialoga com as urgências hídricas, agrícolas e estruturais do Agreste e do Sertão.

Ou seja: os interesses do eleitor do Recife podem ser muito diferentes dos interesses do eleitor do interior.

Os engarrafamentos, por exemplo, são pauta prioritária no Recife, mas podem parecer "coisa de outro mundo" no Agreste ou no Sertão.

Um prefeito do Recife que constrói pontes para desafogar o trânsito, como João Campos, pode ter dificuldade para transformar essas entregas em argumento eleitoral diante de um eleitor do interior mais interessado, por exemplo, em adutoras e abastecimento de água — atribuições típicas do Governo do Estado.

O peso da gestão cotidiana

Outros aind lembram que o  desgaste da gestão diária do Recife, com zeladoria urbana, trânsito e alagamentos, também cobra pedágio constante.

Diferentemente de parlamentares, que podem navegar pela crítica e pela retórica, o prefeito do Recife vive em uma vitrine permanente.

Com o advento da internet e das redes sociais, os problemas cotidianos da cidade ganham visibilidade instantânea nos celulares dos recifenses.

A dinâmica é diferente para o governador de Pernambuco, cujas falhas precisam alcançar maior dimensão para obter ampla repercussão em todo o Estado.

Como Jarbas rompeu a barreira

Jarbas Vasconcelos, o último ex-prefeito do Recife eleito governador, só rompeu essa barreira em 1998 porque costurou a "União por Pernambuco", arregimentando a oposição tradicional do PFL no interior contra o arraesismo.

Miguel Arraes também havia sido prefeito do Recife, eleito em 1959, sendo, portanto, outro nome oriundo da Capital.

A vitória de Jarbas em 1998 foi construída com sólidas alianças transversais no interior, e não apenas com a vitrine de uma gestão bem avaliada no Recife.

Esse componente parece ter feito diferença também na eleição de 2026.

Raquel Lyra, que tem sua origem política no Agreste, construiu a vitória a partir do interior, superando a desvantagem na Capital.

Além da aliança com mais de 100 prefeitos e outras centenas de ex-prefeitos e lideranças do interior, costurada antes da eleição, Raquel conseguiu reunir em seu palanque forças eleitorais importantes fora da Região Metropolitana.

Entre elas, o grupo Coelho, em Petrolina, e o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, em uma cidade que é reduto político da governadora.

Recife representa apenas 16,4% do eleitorado

Ao todo, Pernambuco tinha 7,2 milhões de pessoas aptas a votar nas eleições de 2026, conforme já informou o site Jamildo.com.

Apesar de ser o maior colégio eleitoral pernambucano, o Recife tem cerca de 1,2 milhão de eleitores.

Ou seja, a Capital concentra apenas 16,4% dos eleitores do Estado.

Está entre as capitais brasileiras com menor peso proporcional no eleitorado estadual.

Boa Vista, por exemplo, concentra cerca de 65% dos eleitores de Roraima. Manaus reúne 53,4% do eleitorado do Amazonas. No Nordeste, Fortaleza representa cerca de 27,8% do eleitorado cearense.

Para os bem entendidos, a diferença é marcante e pesa nas urnas.

Recife não é um reservatório de votos proporcionalmente tão grande diante do restante de Pernambuco quanto ocorre com outras capitais brasileiras.

E João Campos em 2030?

É certo que João Campos, ainda muito jovem, poderá disputar novamente o Palácio do Campo das Princesas e tentar quebrar essa sina dos ex-prefeitos recifenses.

Poderá, enfim, ocupar a cadeira que já foi de seu pai e de seu bisavô.

Uma nova tentativa pode ocorrer já em 2030, quando poderá encontrar pela frente Priscila Krause, vice-governadora reeleita.

Caso Raquel Lyra renuncie ao Governo do Estado para disputar outro cargo, Priscila assumirá o Executivo e poderá chegar à eleição de 2030 na condição de governadora.

Nesse cenário, teria a possibilidade de disputar a reeleição.

Se João também entrar na disputa, Pernambuco poderá assistir novamente a um embate entre dois filhos de ex-governadores, como ocorreu em 2026 com Raquel Lyra e João Campos.

Só o destino — e as urnas — dirão quantos anos mais durará a armadilha do Capibaribe: a sina de o prefeito do Recife enxergar da janela o Palácio do Campo das Princesas, mas não conseguir chegar até lá pelo voto.

Já são 30 anos.

Uma geração.

João Campos Pernambuco Raquel Lyra

Leia também

Humberto Costa e Marília Arraes são eleitos senadores de Pernambuco na eleição de 2026


Raquel Lyra é reeleita governadora de Pernambuco no 1º turno da eleição de 2026


Eleições 2026: Lula e Flávio Bolsonaro disputarão segundo turno na disputa presidencial