Plantão Jamildo.com | Publicado em 10/08/2025, às 11h31 - Atualizado às 11h42
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) gravou um vídeo ao lado da vereadora do Recife Jô Cavalcanti (PSOL-PE) para reforçar a pré-candidatura dela ao Senado em 2026. No conteúdo, destinado às redes sociais da parlamentar, Boulos destacou a importância de ter representantes como Jô no Congresso Nacional — mulher, negra, da classe trabalhadora, com trajetória no movimento social e perfil combativo da esquerda.
Segundo Boulos, a eleição para o Senado em 2026 deve ser um dos focos centrais da disputa, sobretudo pela ofensiva bolsonarista que deseja ter maioria na Casa, que elegerá dois terços nas Eleições 2026 e poderão, dentre outras atribuições, articular o julgamento de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal e alterações constitucionais.
O encontro entre os dois ocorreu na quinta-feira, 7 de agosto, quando participaram também do PodJá — podcast do Jamildo. Durante a entrevista, Boulos ressaltou a trajetória de Jô Cavalcanti na Casa José Mariano. “Vereador que vem de movimento de moradia já teve muitos, mas vereadora que vem da luta por moradia e ainda é camelô, é a primeira do Brasil, Jô Cavalcanti”, disse.
Boulos e Jô têm relação política de mais de uma década, construída a partir da atuação conjunta no Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), com participação em ocupações e ações de mobilização social. Para o PSOL, a presença de Jô na disputa ao Senado representa a defesa de pautas ligadas à moradia, aos direitos trabalhistas e à ampliação da representatividade de mulheres negras na política.
O Diretório Estadual do PSOL em Pernambuco oficializaram em junho o nome da vereadora Jô Cavalcanti a disputar uma vaga na Casa Alta. A escolha da parlamentar já era cogitada por lideranças e dirigentes do partido.
Segundo Samuel Herculano, presidente estadual do PSOL, a vereadora tem apoio unânime dentro da legenda. "Não houve divergências sobre a indicação de Jô Cavalcanti para concorrer ao Senado. É uma liderança de luta, com longa trajetória nos movimentos sociais, na luta por moradia, trabalho digno, contra o racismo e o machismo", afirmou.
AO VIVO: Guilherme Boulos fala agora no PodJá sobre novo livro
Jô Cavalcanti (PSOL) critica silêncio da direita pernambucana sobre ameaça dos EUA às exportações brasileiras
De olho no Senado, Jô Cavalcanti lança manifesto "ocupar e enegrecer o Congresso"