Ana Luiza Melo | Publicado em 05/12/2025, às 17h40 - Atualizado às 20h38
A mais recente rodada de pesquisas eleitorais, conduzida pela CONECTA Pesquisas em parceria com o Instituto OPINDATA, realizada entre 1 e 5 de dezembro de 2025, detalhou o cenário para a disputa ao Governo de Pernambuco em 2026.
A pesquisa foi divulgada com exclusividade ao site Jamildo.com nesta sexta-feira (05).
O levantamento, que utilizou uma ampla amostra de 10 mil entrevistas de forma online indica que a polarização entre o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a governadora Raquel Lyra (PSD) persiste, mas com uma redução na diferença entre os dois líderes.
No cenário 1 estimulado, que apresenta uma lista de candidatos ao eleitor, João Campos pontua 45% das intenções de voto.
A governadora Raquel Lyra registra 38%, configurando uma diferença de 7,0 pontos percentuais entre os dois.
A margem de erro do levantamento é de 0,98 ponto percentual, e a alta concentração do eleitorado sugere que a eleição deverá ser definida em um segundo turno.
A nova pesquisa CONECTA/OPINDATA simulou o cenário de Segundo Turno com o embate direto entre os dois líderes, e os resultados apontam uma diferença de 3 pontos percentuais entre João Campos e Raquel Lyra.
Segundo a projeção atual da pesquisa, João Campos alcança 46% das intenções de voto, e a governadora Raquel Lyra registra 43%. A diferença de apenas 3 pontos percentuais configura um cenário de virtual empate técnico, visto que a margem de erro da pesquisa é de 0,98 ponto percentual.
A pesquisa anterior do Instituto Conecta, realizada de forma presencial, com aplicação de 1.200 questionários, divulgada no site Jamildo.com em 2 de outubro de 2025, demonstra o acirramento da corrida.
No levantamento de outubro, João Campos liderava com 53% e Raquel Lyra pontuava 27%, uma diferença de 26 pontos percentuais no cenário estimulado.
O resultado representa uma retração de 7,6 pontos percentuais para Campos e um avanço de 11,4 pontos percentuais para Lyra em apenas dois meses.
O cenário 1 estimulado apresentado pela pesquisa CONECTA/OPINDATA traz os seguintes números:
De acordo com o estatístico responsável pelo Instituto OPINDATA e a CONECTA Pesquisas Jerfson Bruno do Nascimento Honório, atualmente, no Brasil, duas empresas usam a metodologia RDR (Recruitment Driven By Referral), que utiliza metodologia para construir amostras digitais amplas, calibradas e representativas do público-alvo.
"Apenas a Atlas Intel e a CONECTA/OPINDATA que utilizam o método no Brasil. Esta abordagem permite construir uma amostra geograficamente diversificada e incluir perfis de eleitores de difícil acesso em pesquisas presenciais, como moradores de prédios e condomínios", explica Jerfson, doutor em estatística pela UFPE e PUC do Chile.
Marília Arraes defende nome competitivo ao Senado em meio à competição por vaga na chapa de João Campos
Raquel Lyra quer conquistar eleitores de João Campos com segurança? Governadora promete foco na área
Pesquisa Conecta diz que João Campos bateria Raquel mais fácil ao lado de Humberto e Marília