Após recente pesquisa Quaest mostrar a segurança como o maior foco da população brasileira, Raquel Lyra diz que assume a segurança pública em Pernambuco
por Cynara Maíra
Publicado em 14/11/2025, às 07h33 - Atualizado às 08h28
Governadora Raquel Lyra (PSD) adota segurança pública como tema estratégico para conquistar eleitores da Região Metropolitana do Recife, onde João Campos (PSB) foi majoritário.
Em reunião com empresários, antes do lançamento da Operação Papai Noel, Lyra reafirmou assumir a responsabilidade pela segurança no estado.
Pesquisa Quaest aponta que segurança é a principal demanda do brasileiro, representando 38% das preocupações nacionais.
Desde o início de 2025, mais de dois mil policiais militares e 400 civis passaram por formação e começaram a atuar no estado.
Foram criados novos batalhões da Polícia Militar e anunciado investimento superior a R$ 2 bilhões na área de segurança.
Entre as metas do programa Juntos pela Segurança estão: reduzir 30% nos índices de violência, criar quase 8 mil vagas penitenciárias e ampliar para 40% o número de presos com acesso a estudo ou trabalho até 2026.
Operação Papai Noel 2025 foi lançada no Centro do Recife para intensificar rondas em áreas comerciais, com policiamento a pé, motorizado, ciclopatrulha, policiamento montado e uso de drones.
Com foco em captar melhores índices na Região Metropolitana do Recife (RMR), a governadora Raquel Lyra (PSD) parece tentar garantir o eleitorado mais próximo de João Campos (PSB) através do tema da segurança.
Segundo informações de Betânia Santana, da Folha Política, antes do lançamento da Operação Papai Noel 2025 nesta sexta-feira (14), Raquel falou em reunião com empresários do Movimento Atitude que assumiu a segurança pública no estado: “é um problema meu. Não posso me esconder disso”, teria dito a gestora.
A fala de Raquel Lyra sobre a segurança pública ocorre na mesma semana em que a pesquisa Quaest mostra que a segurança é a principal demanda da população brasileira, compondo 38% das respostas.
Apesar de ter desenvolvido ações de combate à violência desde o início de 2025, a repercussão positiva da presença dos “laranjinhas”, grupo de policiais militares recém-formados, na RMR pode ter indicado para governadora que esse será o seu diferencial para ampliar a aprovação na cidade no qual João Campos ganhou com 78% dos votos válidos.
Desde o início do ano, mais de dois mil policiais militares e de 400 policiais civis passaram pela formação e começaram a atuar na segurança do estado. Além disso, Raquel anunciou a criação de novos Batalhões da Polícia Militar no estado, além de um investimento de mais de R$ 2 bilhões no setor.
Entre as metas para o Juntos pela Segurança estão:
A governadora Raquel Lyra lança, na manhã desta sexta-feira (14), a Operação Papai Noel 2025.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Defesa Social (SDS) busca intensificar as rondas ostensivas e a atuação da Polícia Militar (PMPE) em áreas de movimentação comercial, principalmente no Centro do Recife e em polos do interior.
As ações terão:
A gestão lança oficialmente a operação hoje a partir das 7h, no Pátio do Carmo, no bairro de Santo Antônio.