Exclusivo: Raquel concede 'medalha de ouro' para bolsonarista candidato no Recife

Jamildo Melo | Publicado em 04/07/2024, às 21h17

Entrada de Alcides no PL de Anderson Ferreira - PL/Divulgação
COMPARTILHE:

Sem alarde, a governadora Raquel Lyra (PSDB) fez um gesto a um dos principais bolsonaristas do Estado, o vereador do Recife, Alcides Cardoso (PL).

O parlamentar foi o primeiro nome do ato para receber a "Medalha do Mérito Policial Civil, classe OURO". A nomeação foi assinada pela governadora, em 3 de julho.

No mesmo dia que saiu a honraria de Raquel, o vereador postou vídeo com o ex-presidente Jair Bolsonaro, dizendo "estou com Bolsonaro".

 

O gesto da governadora vem na mesma semana que a governadora discursou de mãos dadas com o presidente Lula (PT), em solenidade no Recife, quando disse ao ouvido da primeira-dama Janja "eu gosto" sobre Lula.

A medalha pode indicar que Raquel Lyra não quer romper de vez com os bolsonaristas do Estado. Raquel busca como vitória política forçar o atual prefeito do Recife, João Campos (PSB), ter que disputar um segundo turno em 2024. Caso João se elegesse no primeiro turno, a vitória poderia ser considerada consagradora.

O fino equilíbrio de Raquel entre petistas e bolsonaristas mira a eleição de 2026, na qual Raquel Lyra pode enfrentar o atual prefeito João Campos, em um clássico eleitoral.

Nas eleições 2020, Alcides Cardoso candidatou-se a vereador pelo Democratas, sendo eleito com 4.019 votos. O vereador é um dos principais opositores do prefeito na Câmara do Recife. Seu mandato, a exemplo dos mandatos parlamentares de Priscila Krause, se destaca por denunciar licitações e contratos da Prefeitura do Recife.

Na mais recente investida, o líder da oposição na Câmara do Recife repercutiu, na quarta-feira (3), o desempenho da capital pernambucana no ranking de qualidade de vida IPS Brasil. No levantamento, Recife aparece na 21º colocação entre as 27 capitais brasileiras.

O ranking utiliza o Índice de Progressão Social, uma metodologia internacional, que mediu com base em dados oficiais, o atendimento às necessidades humanas básicas, fundamentos para o bem-estar e as oportunidades aos moradores dos 5.700 municípios do País. Alcides destacou que Recife está atrás de todas as outras capitais do Nordeste, com exceção de Maceió (AL), que figura na 25ª posição.

“Sem surpresa, o Recife está no fim da fila do ranking de qualidade de vida entre as capitais do Brasil e no recorte regional. O desempenho vergonhoso contrasta com o orçamento à disposição da Prefeitura para investir na rede de serviços públicos oferecidos e que poderia fazer com que os recifenses vivessem melhor. Enquanto isso, Aracaju está na nossa frente, no 10º lugar, com um orçamento deste ano duas vezes menor - R$ 3,9 bilhões - do que o da nossa cidade, com R$ 8,2 bilhões", disse Alcides Cardoso.

"É o retrato das gestões do PSB que deixam o Recife amargar as piores posições nos mais variados rankings. Contra dados, não há propaganda turbinada que dê jeito. Atrás do marketing, temos o Recife real pedindo ajuda. É só desligar a câmera da propaganda que vem à tona uma cidade que não oferece qualidade de vida para seus cidadãos”

Leia também

Eleições 2024: Michelle Bolsonaro vai a Petrolina ajudar candidata do PL


Eleições 2024: Homossexual, defensor da família e conservador, Recife pode ter 1º vereador gay de direita


Eleições 2024: Gilson Machado diz que, se eleito, vai consultar Bolsonaro nas decisões políticas