Cynara Maíra | Publicado em 14/02/2026, às 07h58 - Atualizado às 08h32
Menos de dois meses antes do prazo para que o prefeito do Recife, João Campos (PSB), renuncie ao cargo no Executivo da cidade para disputar um cargo majoritário, o socialista já deu alguns sinais de que esse será seu último Carnaval na liderança do Recife.
Após dizer que faz o Carnaval do Recife com o "ânimo da primeira vez e a emoção da última" e adotar um tom de quase despedida dos festejos, João Campos publicou um vídeo com a primeira-dama nacional, Janja da Silva, e seu vice-prefeito, Victor Marques (PCdoB).
No material, João Campos dança frevo com Janja e afirma que Victor Marques precisaria aprender a dançar frevo também. Após a fala, Victor dá um sorriso e um olhar expressivo para câmera.
Apesar de não citar explicitamente, tudo indica que antes de 4 de abril João Campos renuncie ao cargo de prefeito para disputar o Governo de Pernambuco contra a governadora Raquel Lyra (PSD).
Com essa possibilidade desde a eleição de 2024, João buscou dar maior destaque ao vice ao longo do primeiro ano do segundo mandato. Concedeu a Secretaria de Infraestrutura da capital, seu fotógrafo pessoal e o projeto do centro multimodal da Aena do Aeroporto, para tentar dar capital político ao vice menos conhecido e que deve substituí-lo na PCR.
A escolha do candidato a vice de João Campos na eleição de 2024 foi alvo de grandes disputas justamente pela possibilidade de que o nome poderia assumir a Prefeitura em uma eventual candidatura de Campos para o Governo de Pernambuco.
Apesar dos interesses de petistas, João preferiu colocar um nome pessoal, um amigo com trajetória fora dos holofotes como seu chefe de gabinete na Câmara Federal. Victor é engenheiro civil e já passou pelo Porto do Recife e da Administração de Fernando de Noronha, além de ter sido assessor do ex-governador Paulo Câmara durante sua gestão.
Lula defende soberania na saúde em visita à Aché: "Quero o Brasil produzindo 100% dos medicamentos"
Raquel Lyra detalha ações para o Carnaval e comenta articulação com o PP: "sempre converso com o Eduardo da Fonte"
OAB Cabo afirma que advogada sofreu tratamento “inadequado” por vereador Sargento Almeida, que cita fiscalização