Mano Medeiros se afasta de Bolsonaro em Jaboatão: Estratégia para reeleição?

Yan Lucca | Publicado em 14/08/2024, às 16h26

Afastar Bolsonaro do palanque de Mano Medeiros em Jaboatão pode ser estratégia para garantir a reeleição - Foto: Reprodução
COMPARTILHE:

Desde a passagem meteórica do Bolsonaro em terras pernambucanas, uma ausência foi notada e levantou especulações sobre um suposto descolamento de Mano Medeiros com o bolsonarismo.

Desde a recepção calorosa feita por apoiadores e políticos do PL no Aeroporto Internacional dos Guararapes ao ex-presidente, o fogo amigo notou que o candidato à Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes não se fez presente. Enquanto candidatos do PL rodeavam Bolsonaro para conseguir uma foto — ou um Storye desfilavam com o ex-presidente pelas ruas do Recife e Olinda, Mano fez questão de manter sua agenda, concedendo entrevista a um canal de comunicação.

No outro dia, sexta-feira (09), Bolsonaro participou de culto em uma igreja evangélica no bairro de piedade, Jaboatão. Mais uma vez, conforme correligionários do partido, Mano Medeiros não esteve presente. Quem fez "a frente" com Bolsonaro, foi o presidente do PL-PE, Anderson Ferreira.

A justificativa para esse distanciamento de Mano Medeiros pode estar ligada aos bons números colhidos por ele, que busca à reeleição. Perto de Bolsonaro (trazendo para o colo a rejeição do ex-presidente) os cenários poderiam mudar e dificultar o projeto de reeleição.

Mesmo com o seu rival, Elias Gomes (PT), "jogando Bolsonaro para o colo de Mano", o candidato de Anderson segue se esquivando estrategicamente da polarização.

No auge do governo Bolsonaro, Mano Medeiro levantou abertamente bandeiras do bolsonarismo como a defesa de escolas cívicos-militares.

Na convenção do petista, Silvio Costa chegou a afirmar que "Mano foi um dos principais cabos eleitorais de Bolsonaro na campanha de 2022" e disse que Jaboatão tem hoje um "fantoche de Anderson Ferreira".

O sentimento de "vergonha" de Mano, segundo fontes, é nítido. Informações dos bastidores dão conta que a meta é esconder o "passado bolsonarista" que pode comprometer sua imagem política, neste novo momento.

Jaboatão: Clarissa Tércio entra no jogo

Clarissa Tércio (PP), esposa do pastor Júnior Tércio, pode representar uma ameaça ao candidato endossado de Anderson Ferreira e apoiado de Raquel Lyra, uma vez que pode coptar votos mais conservadores e evangélicos.

Pensando em dissolver a estratégia de Clarissa, Mano Medeiros fez a escolha da sua vice a dedo, para tentar garantir que não haja uma debandada dos seus eleitores. A irmã Babete, figura influente com o público evangélico e cunhada do pastor Ailton José Alves, presidente das Assembleias de Deus de Pernambuco, foi escolhida para a chapa.

Além da deputada federal e do atual prefeito, também estão como pré-candidatos à Prefeitura de Jaboatão o ex-prefeito da cidade Elias Gomes (PT) e o ex-vereador Daniel Alves (Avante). 

PL jaboatão dos guararapes mano medeiros Anderson Ferreira

Leia também

Acatando TCE, Prefeitura de Jaboatão suspende licitação orçada em 9 milhões de reais


TCE diz que Prefeitura de Jaboatão não respondeu questionamentos e suspende licitação de R$ 9 milhões


Eleições 2024: com Clarissa Tércio e Mano Medeiros em pleito de Jaboatão, PP e PL trocam farpas