Jamildo Melo | Publicado em 10/08/2024, às 08h18
O Instituto Teorema, ex-Centro Integrado de Pesquisas e Comunicação (Cipec), com mais de 16 anos de experiência no mercado de pesquisas de opinião e trabalhos realizados em todas as regiões do Brasil, ouviu advogadas e advogados pernambucanos, inscritos na Ordem, entre os dias de 7 a 9, a fim de avaliar o cenário eleitoral e a imagem das potenciais chapas e candidatos à presidência da OAB Pernambuco.
Se as eleições para presidente da Ordem dos Advogados de Pernambuco (OAB- PE) fossem hoje, a pré-candidata Ingrid Zanella, nome apresentado pela situação ao pleito de 18 de novembro, estaria eleita com grande margem de diferença.
Apresentado aos advogados um cenário cogitado em vários segmentos da advocacia local, tendo Ingrid Zanella como candidata a presidente, com os apoios do atual presidente da OAB Fernando Ribeiro, além do ex-presidente da ordem Bruno Baptista, Zanella dispara com 45,4% da intenção de votos.
“Essa é a maior diferença já vista numa disputa entre a situação e a oposição, em pesquisas de intenção de votos entre pré-candidatos em um pleito da OAB-PE, nos últimos 20 anos”, afirma um dos integrantes de um dos grupos entusiastas de Zanella na disputa.
De acordo com a pesquisa, no mesmo cenário, o advogado e opositor Almir Reis, ex-candidato derrotado nas eleições para presidente da OAB-PE e que já anunciou que voltará a tentar a presidência, com os apoios dos advogados Renato Saraiva e Fernando Júnior (OAB Caruaru), alcançaria 29.1% dos votos na disputa.
As intenções de votos brancos e nulos somam 7,1%. Os que não souberam responder ao levantamento somam 18,4%. Veja o gráfico abaixo.
O levantamento aponta que o atual presidente da OAB será um bom cabo eleitoral, nas eleições da categoria este ano. Ingrid Zanella atuou como vice-presidente na gestão de Fernando Ribeiro Lins.
O atual presidente alcança bons índices de avaliação positiva e aparece na pesquisa como excelente puxador de votos para a chapa que apoia. Na pesquisa, 46.8% afirmam que sua gestão é positiva; 24.8% acham regular; Outros 18.4% apontam como negativa e não responderam 9,9%.
Ainda de acordo com os dados, quando avaliada a atuação de toda diretoria da OAB-PE nesse período da Ordem comandada por Fernando Ribeiro e Ingrid Zanella na presidência, 22% a creditam como ótima; 25,5% veem como boa; 26,2% apontam como regular; Outros 6,4% a veem como ruim; 9,9% como péssima e 9,9 % não souberam responder ao levantamento.
A pesquisa quantitativa foi realizada via telefone (IVR) nos 07 a 09 últimos, com 400 entrevistados, sendo todos inscritos na OAB-PE, a fim de avaliar o cenário eleitoral à presidência da seccional Pernambuco da Ordem dos Advogados do Brasil. A margem de erro, para mais ou menos, é de 4,9%.
A Teorema Pesquisa Consultoria LTDA foi criada em 2023, substituindo o Centro Integrado de Pesquisa e Comunicação (Cipec). A empresa tem mais de 16 anos de experiência na produção de pesquisas de análise em política e comunicação, em estados de todas as regiões do Brasil.
Exclusivo: Antiga Coperbo encerra as atividades no Cabo de Santo Agostinho e demite 2.500
PL do Aborto: Comissão da OAB se posiciona contrária ao PL 1904/24
Diana Câmara deixa OAB e anuncia disputa pela vaga do quinto constitucional do TJPE