Cynara Maíra | Publicado em 20/09/2024, às 17h00
O ex-prefeito de Caruaru Zé Queiroz (PDT) foi o último candidato a participar da série de sabatinas de Jamildo Melo com os políticos que disputam o Executivo Municipal de Caruaru.
A entrevista com Zé Queiroz nesta sexta-feira (20) ocorreu às 16 horas, pelo Instagram do site (@blogdojamildo).
A partir da próxima segunda-feira (23), Jamildo começa a entrevistar os candidatos à Prefeitura de Petrolina de partidos com representação no Congresso Nacional. A sabatina começará com o atual prefeito da cidade, Simão Durando (União Brasil).
Além de Caruaru, as sabatinas já apresentaram os políticos do Recife, de Jaboatão dos Guararapes e Olinda.
Zé Queiroz iniciou sua fala justificando porque se candidatou após ser prefeito da cidade por quatro vezes. O político relata que vê muitas reclamações dos cidadãos, que clamaram pela sua volta. "É hora de Zé Queiroz voltar para dar essas respostas ao povo de Caruaru", relata o candidato.
Queiroz também disse que vê uma diminuição da Feira da Sulanca e que não chegam novos polos industriais.
O político relata que a Feira da Sulanca foi implementada por ele em suas primeiras gestões. "Eu visitei a feira da Sulanca e é uma grande preocupação do povo de Caruaru [...] nós estamos estagnados, falta condições de trabalho, condições de higiene. Uma parte da feira foi terceirizada".
Zé Queiroz cita que Santa Cruz e Toritama modernizaram as feiras, enquanto cita que não pretende mudar o local da feira. "Em tempos passados eu preguei a transferência da feira, mas a realidade era outra, então o foco é revitalizar e fortalecer a feira", diz.
O ex-prefeito defende que uma melhoria no sistema de aeroporto facilitaria a circulação de mercadorias, tanto da feira da Sulanca, como também de outras cidades da região, além do distrito industrial na cidade.
Sobre mobilidade, o candidato relata que "deixou Caruaru modernizada", ao construir quatro pontes durante sua gestão anterior, O plano de Queiroz é criar "três pontes irmãs gêmeas" para facilitar o percurso e desafogar o trânsito do Centro.
O político cita que está fazendo um levantamento completo de demandas para cada bairro de Caruaru, para poder montar planos específicos.
Sobre segurança, o candidato defendeu a presença de uma guarda municipal armada na cidade, mas que com o devido preparo dos candidatos. O político também defende a ampliação da guarda na zona rural.
Com relação aos planos ambiciosos de seu plano de governo, Zé Queiroz afirma que conta com o apoio dos deputados federais, ministros e do próprio presidente Lula (PT) para articular recursos na cidade.
Zé Queiroz também cita que pretende usar o PAC para construir um Compaz inicial em Caruaru, mas com planos de desenvolver três na cidade.
Com o apadrinho de Lula, Zé Queiroz cita que tem "certeza que Lula vai fazer a diferença" na disputa e que pretende colocar o presidente em uma de suas inserções.
O político também cita que vai "fazer muitas coisas de mãos dadas com João", ao falar sobre sua aliança com o Prefeito do Recife, João Campos (PSB). Queiroz inclusive admitiu que se inspirou em diversas ideias aplicadas na Prefeitura do Recife, dentre elas as lógicas da Emprel de digitalização dos serviços do Executivo. "A Prefeitura, inclusive, se colocou a disposição".
"Do jeito que João Campos fez lá, eu faço aqui", diz o candidato.
Sobre Rodrigo Pinheiro, Zé Queiroz afirma que tem recebido denúncias sobre perseguição de servidores e a obrigação de serviços eleitorais.
Com os impasses nas pesquisas, o candidato também relatou que percebe os números apertados, que acredita em sua vitória.
Sobre o apadrinhamento de outras figuras, Zé Queiroz cita que não entende o envolvimento de Raquel Lyra nas eleições,"Eu não sei porque a governadora tem tanto empenho em participar dessa eleição porque dois bicudos não se beijam, e esses dois [Raquel e Rodrigo] nunca se deram", relatou o candidato.
Veja na íntegra a transmissão ao vivo:
Auditoria do TCE fala em uso político em creches no Recife. Liminar já havia sido negada
Precatórios do Fundef: Paudalho lança edital de convocação de professores para receber benefício
TCE suspende licitação de R$ 5 milhões para serviços gráficos da Prefeitura de Ipojuca