Cynara Maíra | Publicado em 18/07/2024, às 08h13
*Matéria em atualização
Na noite da quarta-feira (17), o prefeito do Paulista, Yves Ribeiro (PT), decidiu não concorrer à reeleição nas eleições de 2024.
Segundo informações apuradas com exclusividade pelo site, a decisão foi tomada por orientações médicas e por apelos da família.
O prefeito divulgou uma nota de esclarecimento nesta quinta-feira (18) em que afirma que "está com a cabeça erguida do dever cumprido ao longo de quase quatro anos de gestão". Yves informou ao senador Humberto Costa (PT) na noite de quarta sobre a decisão.
Ainda na quinta, o prefeito deve reunir o Diretório Municipal do PT e os pré-candidatos à Câmara de Vereadores para comunicar a situação. O site apurou que o objetivo do encontro é chegar em um consenso sobre um nome para substituir Yves na disputa.
A decisão ocorre poucos dias antes do início do prazo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o período das convenções partidárias, que começam no sábado, 20 de julho.
Com o prazo apertado, o Partido dos Trabalhadores de Pernambuco e do Paulista precisarão decidir como ficará a articulação na cidade.
A decisão próxima do período final de definição dos candidatos poderá prejudicar o PT de Pernambuco.
Yves já foi prefeito sete vezes em três cidades diferentes. Com esse número, ele é o prefeito do país com maior número de mandatos consecutivos.
No Paulista estava em seu terceiro mandato, concorrendo ao quarto em 2024. Com 75 anos e quase 50 de carreira política, o prefeito liderou o executivo de Igarassu duas vezes e Itapissuma em mesma quantidade.
No mês de junho, Yves participou do acordo de indenização sobre os prédios-caixão em Pernambuco, com o presidente Lula (PT). Veja mais na matéria do site.
Acompanhe notícias de economia e política em jamildo.com, editado pelo jornalista Jamildo Melo, ex-titular do Blog de Jamildo do Jornal do Commercio (JC).
Antes de anúncio de Raquel, Metrô do Recife foi pauta entre Sindmetro e Humberto Costa
Sindicatos recebem compromisso do governo de que não haverá reformas administrava e previdenciária
Seminário analisa panorama e tendências da infraestrutura e obras estruturadoras em Pernambuco