Eleições 2024: Lula Cabral é eleito no Cabo de Santo Agostinho, mas pleito fica sub judice

Yan Lucca | Publicado em 06/10/2024, às 20h07

Lula Cabral é eleito no Cabo de Santo Agostinho, mas eleições ficam sub judice - Foto: Divulgação
COMPARTILHE:

Com 100% das urnas apuradas, o ex-prefeito do Cabo de Santo Agostinho e atual deputado estadual, Lula Cabral, do Solidariedade, foi eleito para governar a cidade pelos próximos quatro anos. O candidato teve 46,64%.

O Cabo de Santo Agostinho, localizado entre Recife e Porto de Galinhas, é um município que se destaca por sua relevância logística e econômica. A cidade abriga o complexo do Porto de Suape, um dos mais importantes do Brasil, que desempenha um papel no escoamento de produtos e na atração de investimentos.

Com resultado apertado, o atual prefeito da cidade Keko do Armazém (PP), ficou com 41,74%.

Confira a apuração parcial dos votos:

Porém, conforme a atualização do próprio TSE, a eleição no Cabo de Santo Agostinho foi anulada sub judice a aguardar novas informações do Justiça Eleitoral.

Conforme a assessoria de Lula, "a coordenação jurídica da campanha segue com os trâmites legais para que seu registro de candidatura seja validado o quanto antes pelo TSE", divulgaram em nota.

Corrida eleitoral no Cabo de Santo Agostinho

No último dia de setembro, o Instituto Real Time Big Data divulgou uma pesquisa de intenção de voto no município do Cabo de Santo Agostinho. Os dados revelaram um cenário de forte concorrência entre os candidatos, com um empate técnico entre Lula Cabral, do Solidariedade, e o atual prefeito Keko do Armazém, do PP, ambos com 33% das intenções de voto na pesquisa estimulada para a prefeitura.

Um fator que pode ter contribuído para a vantagem de Lula Cabral e a derrota de Keko do Armazém é o alto índice de desaprovação da gestão atual. De acordo com a mesma pesquisa do Real Time, 55% da população do Cabo desaprova a administração de Keko, enquanto apenas 39% aprovam, e 6% não souberam responder.

A corrida eleitoral na cidade foi marcada por um intenso processo de polarização entre os dois candidatos. Em diversos momentos, a disputa foi parar na Justiça Eleitoral. No início da campanha, a candidatura de Cabral enfrentou a impugnação devido à rejeição das contas da prefeitura durante seu mandato em 2017. A impugnação foi protocolada pela coligação União pelo Bem do Cabo, que inclui partidos como Avante, a Federação do PSDB e Cidadania, a Federação do PT, PCdoB e PV, além do PP, PSD e União Brasil.

Confira o vídeo postado nas redes sociais do Jamildo.com na época:

Em resposta, a campanha do deputado estadual e candidato afirmou: "É importante esclarecer que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu em 3 de março de 2023, que a rejeição das contas de Lula Cabral pela Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho, não atrai inelegibilidade. Esta decisão garante que Lula Cabral está plenamente elegível e apto a concorrer nas Eleições 2024. Tal situação não mudou e não mudará", declararam.

Até a última sexta-feira (4), pouco antes do primeiro turno, a Polícia Federal havia detido militantes da campanha de Keko do Armazém em uma ação conjunta de combate à compra de votos no Cabo, que supostamente envolvia a distribuição de cestas básicas. Além disso, Keko enfrentou condenações relacionadas a fake news com busca e apreensão de veículos utilizados em sua campanha.

O ex-prefeito, filiado ao Solidariedade, conta com o apoio de diversas forças políticas, incluindo a ex-deputada Marília Arraes, que acompanhou de perto todo o processo no Cabo de Santo Agostinho.

Quem é Lula Cabral

Luiz Cabral de Oliveira Filho, Lula Cabral, é político e empresário brasileiro nascido no Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. Já exerceu o cargo de prefeito do Cabo de Santo Agostinho por três mandatos e atualmente é deputado estadual de Pernambuco pelo partido Solidariedade (SD).

Seu vice é Jamerson Batera, do Partido Socialista Brasileiro

Eleições 2024 jaboatão dos guararapes Cobertura mano medeiros