Yan Lucca | Publicado em 22/07/2024, às 21h25
Nesta segunda-feira (22), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), anunciou oficialmente que o nome de Victor Marques (PCdoB) irá compor o vice de sua chapa de reeleição à Prefeitura do Recife. O anúncio foi feito no Hotel Luzeiros, zona sul da cidade, após reunião das lideranças dos partidos que compõe a frente popular. Na ocasião, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, esteve presente para demonstrar o apoio do PT nacional na reeleição de João Campos. Ela representou a figura de Lula no ato.
Logo que chegou, o senador Humberto Costa (PT-PE) conversou com a imprensa e destacou os esforços demandados pelo partido para ocupar a vice de João Campos, mas que reconhecia a escolha do PSB pelo nome de Victor Marques. "Discutimos, tentamos convencer, o próprio presidente Luta interveio nessa discussão, mas a última palavra é a do candidato", disse Humberto.
O nome do PT apresentado a João Campos foi o do ex-vereador Mozart Sales. No evento, ele afirmou que agora caberá trabalhar no partido prestando apoio aos candidatos do PT nas câmaras municipais, mas garantiu o protagonismo do PT na construção do programa de governo.
"Nós vamos propor uma alternativa, um olhar sobre a cidade do Recife, com uma presença forte no programa de governo, com a identidade do que o PT pensa para o Recife, coletando opiniões dos setoriais e de todos os nossos colaboradores", disse Mozart.
A Frente Popular do Recife é composta por um total de 12 partidos: PT, PSB, PV, PCdoB, Republicanos, União Brasil, MDB, Avante, Solidariedade, DC, Agir, PMB.
A visita de Gleisi Hoffmann ao Recife e o anúncio oficial do nome de Victor Marques, ocorre em meio a especulações que correm nos bastidores do PT-PE.
Alguns membros do partido estavam insatisfeitos com a postura do PT em apresentar um nome para vice de João Campos, ao invés de assumir o protagonismo da corrida eleitoral com uma candidatura própria.
O apoio do PT ao PSB no Recife é estratégico e faz parte de uma conjuntura desenhada pelo presidente Lula da Silva já para as eleições 2026. Mais tarde, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, de forma enfática rebateu os rumores dos bastidores e rebateu a suposta insatisfação de alguns petistas. "Eu não faço política em 'Off' [termo em inglês]. Eu faço política sempre em 'On', porque é assim que a gente faz campanha, faz aliança e o que nós estamos fazendo hoje no Brasil", disse a petista.
Ao lado de Hoffmann e Victor Marques, o atual prefeito do Recife, e pré-candidato à reeleição, João Campos (PSB), comemorou a aliança construída com o Victor Marques e os demais partidos que compõe a chamada Frente Popular. "Um dia especial. A gente tem a 'Frente Popular do Recife' reunida, a frente que representa o maior conjunto de representatividade de forças políticas desta eleição, aqui no Recife, materializada por um conjunto que tem trabalhado muito pelo Recife", disse o chefe do executivo municipal.
O prefeito do Recife afirmou que a decisão "foi tomada coletivamente" após uma série de escutas e diálogos. "Tudo isso se faz com muito debate e com muito diálogo e muito respeito. Então, eu acho que o que nos trouxe até aqui foi a capacidade de caminhar ao longo de toda essa caminhada e de não se vencer pela pressa e pela ansiedade e sim pelo respeito e pela construção", afirmou Campos, ressaltando a importância da participação do presidente Lula da Silva (PT) nessa decisão.
A estrela da noite Victor Marques (PCdoB), com poucas palavras, disse ver o pleito com otimismo e julga-se preparado para a vida pública. "Recebo [a oportunidade] com muito alegria, de contribuir com a gestão de João Campos, desde o primeiro dia. E tenho certeza, se assim o povo quiser, vou poder contribuir ainda mais nessa nova posição... Eu contribui desde o primeiro dia da gestão. Tenho acompanhado diversas ações, ajudando a contribuir com a gestão do prefeito e tenho certeza que vou poder contribuir ainda mais", disse o vice de João Campos.
Em relação a 2026, Victor disse que nesse momento está focado "100%" nas eleições deste ano.
O Blog de Jamildo antecipou no início de junho a escolha de João Campos pelo nome de Victor Marques. Porém, à época, também existiam rumores que a vice poderia ser concedida a secretária de infraestrutura Marília Dantas, recém filiada ao MDB.
Formado em Engenharia Civil pela UPE, Victor Marques Alves atuou como chefe de gabinete do então deputado federal João Campos na Câmara. O auxiliar já passou pelo Porto do Recife e pela Administração de Fernando de Noronha, além de ter atuado como assessor do gabinete do governador Paulo Câmara, com quem João Campos trabalhou no começo da vida pública.
O site jamildo.com é editado pelo jornalista Jamildo Melo, que liderou o Blog de Jamildo no Jornal do Commercio (JC).
Eleições 2024: Matuto pede apoio a Pedro Campos para eleição em Paulista
Eleições 2024: Mesmo com definição de João e aval de Lula, PT ainda tem esperança por espaço
Eleições 2024: anúncio do vice de João Campos tem hora definida; saiba qual é