Eleições 2024: Instagram de João Campos vira mote de campanha de Daniel Coelho

Jamildo Melo | Publicado em 04/08/2024, às 07h55

Em evento de lançamento do nome de Daniel Coelho, aliados pediam Recife de verdade e "sem filtro" - Foto: Yan Lucca / Jamildo.com
COMPARTILHE:

Se o Instagram do prefeito João Campos fosse uma pessoa e se for verdade que a orelha das pessoas arde quando falam delas, a rede social do socialista estaria em chamas. Na convenção do PSD, no lançamento do candidato Daniel Coelho, choveram críticas ao espaço virtual do atual chefe do Executivo municipal.

No Instagram, o pré-candidato à reeleição João Campos supera 2,4 milhões de seguidores e é dono da marca de prefeito mais seguido do país. Não por acaso a trilha sonora da campanha do PSB vai usar o mote “Meu prefeito”, referência vista nas interações das redes sociais e depois nas ruas da capital. O jingle tenta agregar atributos como João Campos “surpreendeu”, “fez história”, “provou que é capaz” e “tá pronto pra mais”.

No clube, no telão ao fundo do palanque, mensagens traziam recados alusivo às redes sociais. "Não é sobre ter mais seguidores, é sobre nós, é sobre o Recife de verdade. É sobre resolver de verdade". Na entrada do clube, os adesivos distribuídos traziam o mote "Recife Sem Filtro", em uma possível associação com o Instagram de João Campos.

As falas podem ser vistas como uma tentativa de polarização com João Campos, uma vez que Daniel Coelho disputa espaço com o candidato Gilson Machado. Antes da campanha começar, para os socialistas, Gilson Machado deve ter mais votos do que Daniel Coelho.

A candidata a vice na chapa, Mariana Melo (PSDB), apresentada como a voz do empoderamento feminino e mulher recifense, por exemplo, tangenciou o tema, mas o associou às questões sociais.

"Eu morei no Totó, Coqueiral, Sancho, morei nos fundos de um posto de saúde, sem saber onde iria estudar... passei fome, sou exceção mas quero ser a regra porque Recife está cheio de pequenas Marianas. No Instagram (possível referência ao prefeito João Campos) está bonito, mas tem gente passando necessidade e eu vou mudar a história dos nossos", afirmou.

A vice governadora Priscila Krause abordou diretamente o tik tok. "Recife precisa de alguém que esteja preocupado com o povo e não com a dancinha que vai fazer", disse.

O prefeito de Paudalho e presidente da Amupe Marcelo Gouveia (Podemos) reafirmou apoio e citou o tema. "Daniel Coelho é um político vocacionado e vai mostrar o Recife de verdade"

Na sua fala, o ex-senador Armando Monteiro Neto tentou injetar ânimo na militância, considerando a vantagem do adversário conforme as pesquisas. "Daniel conhece o Recife, já andou por todos os bairros. Ele vai ajudar a enfrentar as carências do presente e apontar para o Recife do futuro. Além disto, o Recife não tem dono, ninguém ganha eleição de véspera", afirmou.

"Eleição não se ganha de véspera e o Recife nunca teve eleição fácil, não será esta", disse Fred Loyo, presidente do PSDB estadual.

O ex-ministro Mendonça Filho, hoje deputado federal, abordou a longa permanência dos socialistas na capital. "O monopólio do consórcio PT/PSB tem 24 anos, mas ninguém vai decidir pelo povo antes da eleição. E não vai ter enganação, como votar no prefeito (João Campos) para eleger o vice. Isto é um absurdo", declarou.

O ministro André de Paula (PSD), presidente do atual partido de Daniel, defendeu a verticalização do voto, na capital, depois da eleição da aliada Raquel Lyra. "Recife é uma cidade cheia de injustiças sociais e Daniel tem a garra da juventude e maturidade. Ele está pronto para ser o maior prefeito da história do Recife"

Leia também

Eleições 2024: Em convenção, Daniel Coelho defende guarda armada no Recife


Eleições 2024: Daniel Coelho usa o vice Victor Marques para criticar João Campos


Eleições 2024: Daniel Coelho acusa João Campos de maquiar Recife e diz que PSB trabalhou pelas elites