Eleições 2024: filho de Tony Gel dá rasteira em Raquel e Rodrigo e vai para vice de Zé Queiroz

Cynara Maíra | Publicado em 05/08/2024, às 09h14

O candidato José Queiroz (PDT) e seu vice Tonynho Rodrigues - Tiago Calazans/Divulgação
COMPARTILHE:

A convenção do PDT em Caruaru no domingo (04) oficializou uma perda para governadora Raquel Lyra (PSDB).

Durante o evento, que ocorreu no mesmo dia que o evento do PSDB para lançar a candidatura de Rodrigo Pinheiro (PSDB), Zé Queiroz (PDT) anunciou como seu vice Tonynho Rodrigues (MDB). 

Tonynho é filho de Tony Gel (MDB), o ex-deputado estadual, nomeado em 2023 por Raquel Lyra como coordenador institucional da Copergás.

O vice de Zé Queiroz lançou sua pré-candidatura para Prefeitura de Caruaru, mas decidiu compor a chapa do ex-prefeito após articulações com Wolney Queiroz, filho do candidato do PDT, 

No meio político, especula-se que Raquel teria tentado negociar com Tony Gel para que o filho do ex-deputado mantivesse a candidatura pelo MDB e apoiasse Rodrigo Pinheiro em um segundo turno. O coordenador da Copergás teria rejeitado a possibilidade por atritos com Pinheiro. 

Com essa mudança nas eleições de Caruaru, é visto como certa a exoneração de Tony Gel no Diário Oficial do Estado em breve.

A migração de Tonynho para chapa de Zé Queiroz pesou mais a tensão entre a governadora e Tony, já que o candidato do PDT é apoiado pelo atual maior adversário de Raquel, o prefeito do Recife João Campos (PSB).

A articulação de Queiroz com o MDB, inclusive, teria sido feita com intermédio de Campos, que também é apoiado pela sigla no Recife. 

Com a entrada de Tonynho ao lado do ex-prefeito de Caruaru, a coligação "Caruaru Forte de Novo" conta com oito partidos: PDT, MDB, PSB, PCdoB, PV, Republicanos, União Brasil e PT. A partir do alto volume de legendas, Queiroz tem o maior tempo de propaganda eleitoral gratuita em Caruaru. 

Convenção em Caruaru

Em uma coligação grande, a convenção que oficializou Zé Queiroz na disputa pela cidade contou com a participação de João Campos, os senadores Humberto Costa (PT) e Teresa Leitão (PT) e o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União Brasil). 

Sobre a junção na chapa de Queiroz, Tonynho Rodrigues afirmou que "Ninguém tem dúvidas do amor que Queiroz e eu temos pela nossa cidade".

O filho de um dos membros do governo Raquel Lyra aproveitou também para criticar a gestão do antigo vice de Raquel ao falar que "a atual gestão não está dando conta do serviço e isso precisa mudar. Caruaru está precisando de um prefeito de verdade". 

Durante a convenção do PSDB em Caruaru, Pinheiro aproveitou o momento para alfinetar seu adversário, ao afirmar que sua aliança com Raquel Lyra não foi "feita de última hora" ou por conveniência. 

Jamildo.com é editado pelo jornalista Jamildo Melo, especializado em política e economia, que foi titular do blogdejamildo.com.br no Jornal do Commercio.

Leia também

Eleições 2024: em convenção, Gilson Machado desafia João Campos e critica Victor Marques


Geraldo Júlio sobe no palanque de João Campos e promete trabalho


Eleições 2024: Em convenção, Daniel Coelho defende guarda armada no Recife